comunicação Últimas Notícias
04/07/2016 - REUNIÕES DE AVALIAÇÃO 2016: Ação de prestação de contas já reuniu cerca de 1.700 pessoas
Compartilhar
Nesta terceira semana, os encontros acontecerão em Vista Gaúcha (terça-feira, 05/07) Iporã do Oeste (quarta-feira 06/07), Descanso (quinta-feira 07/07) e Caibi (sexta-feira 08/07).
A ação, que em resumo é uma prestação de contas da direção do primeiro semestre do ano, vai até o dia 20 de julho, quando contemplará as 18 unidades da cooperativa, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com 8.403 cooperados e 1.084 colaboradores (até maio de 2016), a Cooper A1 promove em meados de cada ano as Reuniões de Avaliação. Nos encontros os associados acompanham números de produção e faturamento, projeções, investimentos, ações e programas de cunho social em suas unidades, bem como da Cooper A1 como um todo. Também é uma oportunidade de tirar suas dúvidas, sugerir medidas e ações e entender os complexos processos gerenciais e de planejamento das atividades administradas.
Com o apoio do Sescoop/SC, em todos os encontros, a cooperativa oportuniza momentos de educação ao quadro social. Neste ano, o professor Renato de Oliveira, ministra a palestra “O Cooperativismo começa na família”. Almoços encerram os encontros e também são uma forma de integração entre cooperados, direção e demais colaboradores.
Riqueza, SC A direção se encontrou com os associados de Riqueza, SC, no dia 24/06. Os números da filial foram apresentados pelo gerente, Flávio Dai Prai. Até maio de 2016, a unidade contabilizava 26 colaboradores diretos e 341 associados. Na atividade de supermercados, as vendas foram um pouco acima do projetado, crescendo, 22,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Já na atividade de lojas agropecuárias, o crescimento foi mais significativo, alcançou 55,3% em relação a janeiro a maio de 2015, o que demostra, entre outros aspectos, a participação ativa dos associados na cooperativa. Na suinocultura, a entrega de suínos cresceu 14%. O recebimento da soja ficou dentro do projetado para o período, diferente do milho, que ficou aquém. Na atividade e leite, Riqueza que é hoje, a oitava unidade da Cooper A1 de SC em participação, teve diminuição de quase 19% no volume de leite entregue em relação ao mesmo período do ano passado.
Alpestre, RS Em Alpestre, RS a reunião foi no dia 28/06. As informações da filial foram apresentadas pelo gerente Vando Loose. A unidade conta, hoje, com 319 associados e 20 colaboradores diretos. De janeiro a maio de 2016, a atividade de supermercados se manteve dentro do projetado, com crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2015. Já a atividade de lojas agropecuárias, cresceu um pouco mais, 34,8%. A exemplo das demais unidades da Cooper A1, a entrada de milho foi inferior ao esperado; já o recebimento de soja se manteve dentro do projetado. Na atividade leite, a unidade de Alpestre, RS, está entre as mais representativas da Cooper A1 no Noroeste Gaúcho, com 11% do total recebido naquelas filiais. A unidade contabilizou crescimento no recebimento do produto, com crescimento de 29,25% em relação aos primeiros cinco meses do ano passado.
São João do Oeste, SC A Reunião de Avaliação reuniu os associados no dia 29/06. Naquela unidade a Cooper A1 possui 56 colaboradores e 484 associados, incluindo a filial de Cristo Rei. Os números da filial foram apresentados pelo gerente Paulo Kist. No supermercado, o crescimento foi dentro do projetado, 20,5%. Já a atividade de lojas agropecuárias não atingiu o esperado, mas, mesmo assim, cresceu 3%. A atividade de suinocultura teve queda 6% em cabeças entregues em relação ao mesmo período do ano passado. Já o recebimento na atividade de cereais cresceu, tanto o milho, que que chegou a 35 mil sacas até maio, como a soja, com 12.280 até o mesmo mês. Na atividade de leite, São João do Oeste, que é a segunda unidade em termos de volume entregue na Cooper A1, teve diminuição da 22,6%.
Erval Seco, RS Os associados de Erval Seco, se reuniram para a Reunião de Avaliação no dia 30/06. Com a nova unidade inaugurada em dezembro de 2015, os números se encontram em evolução gradativa, porém estão fora do projetado para o período. O gerente da unidade, Adalberto As vendas na atividade de supermercados ficaram muito abaixo do planejado para o período, enquanto a atividade de lojas agropecuárias, que já era desenvolvida antes da nova unidade, o crescimento foi de 9,6%, ainda, assim uma evolução aquém da expectativa. A unidade de Erval Seco é com maior representatividade no volume de leite entregue entre as filiais gaúchas, até maio era 43%. Apesar disso, e diferente das demais filiais da região, o montante do produto entregue teve redução de 33,68% de janeiro a maio de 2016, se comparado ao mesmo período do ano passado. Outro aspecto foi o recebimento de milho e soja, que também não alcançaram a meta estipulada para o período.
Mondaí, SC A reunião em Mondaí, SC, foi no dia 01/07. Apresentados pelo gerente Larri Brust, os números da unidade apontam equilíbrio nos negócios nesta primeira etapa de 2016. Com 496 associados, a unidade conta com 98 colaboradores, incluído os da fábrica de rações. Apesar de alcançarem o projetado, as atividades varejistas tiveram crescimento de janeiro a maio de 2015, em comparação ao mesmo período do ano passado. No supermercado o crescimento foi de 22%, enquanto loja agropecuária evoluiu 13%. Enquanto a atividade de avicultura ficou um pouco abaixo em termos de recebimento, no recebimento de suínos o crescimento foi de 15% superando a meta para o período do ano.O milho recebido foi de 37,7 mil sacas até maio, ficando 12 mil sacas abaixo do esperado. A soja, por sua vez, ultrapassou o projetado em 3,5 mil sacas, alcançando 15,5 mil sacas recebidas. A exemplo da maioria das unidades catarinense, a atividade do leite teve recuo e termos de produção. Em Mondaí, esse decréscimo foi de 23,3% em relação a janeiro a maio de 2015.