comunicação Últimas Notícias

SAFRA DE MILHO: Cooper A1 espera receber 150 mil toneladas de milho até o fim da colheita

Compartilhar

"Em 40 anos como engenheiro agrônomo essa é a maior e melhor lavoura de milho que eu acompanhei na nossa região". A afirmação é do presidente da Cooperativa A1, Elio Casarin. O departamento técnico estima que as médias de produtividades cheguem entre 8.400 a 12 mil kg por hectare.

E desde a segunda semana de janeiro, as colheitadeiras estão a todo vapor colhendo a safra recorde. O 2º vice-presidente e gerente de cereais, engenheiro agrônomo Santo Tumelero, diz que foram plantados cerca de 50 mil hectares da cultura de milho na área de atuação da Cooper A1, sendo metade destinada a comercialização do grão e a outra metade para silagem.

RECEBIMENTO: Investimentos e agilidade são determinantes 

O cooperado investiu e conduziu as lavouras de maneira exemplar. O auxílio do departamento técnico foi determinante, bem como com o tempo favorável. O recorde de produtividade também será o recorde de recebimento. Até fim de fevereiro, a Cooper A1 estima receber 150 mil toneladas de milho, o que equivale a 2 milhões e 500 mil sacas. A alta produtividade e a rapidez na colheita, em virtude da modernização das máquinas, exige agilidade no recebimento. O diretor e gerente da atividade, Santo Tumelero, afirma que a Cooper A1 tem investido intensamente na melhoria nos fluxos de recebimento e beneficiamento, e no aumento na capacidade de armazenagem estática, que hoje está em 2 milhões de sacas. São troca de balanças, tombadores automáticos, máquinas de limpeza, elevadores entre outros. Há ainda, a finalização da construção da 11ª unidade de recebimento, em Vista Gaúcha, RS, com capacidade de 190 mil sacas e secagem em 120 toneladas/hora. Tumelero afirma que toda a dinâmica, com a modernização do campo, e as grandes cargas, já que os caminhões também estão maiores, podem ocasionar filas nos armazéns e momentos delicados, que exigem compreensão. “As dificuldades que estão aparecendo estamos superando, e toda produção será recebida e armazenada de maneira adequada e segura”. Tumelero lembra que todas as demandas neste período podem ser encaminhadas aos gerentes das unidades e aos coordenadores dos armazéns, que estão preparados e com todas as orientações necessárias.          
Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2025 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50