comunicação Últimas Notícias

Criadores de animais ganham uma nova ferramenta que facilita a emissão da guia de trânsito animal

Compartilhar

O governador Raimundo Colombo, osecretário da Agricultura, João Rodrigues e o presidente da Companhia Integradade Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri lançarama Guia de Trânsito Animal via internet (e-GTA). A implantação do sistema é maisum passo importante na modernização do setor produtivo de Santa Catarina.

A GTAé solicitada para movimentação de animais vivos (exceto cães e gatos), ovosférteis e outros materiais de multiplicação de animais de criação. Com o novosistema, os criadores não precisarão mais ir até os escritórios da Cidasc parasolicitar a guia.

Agora, o pedido pode ser feitovia internet. O ato foi durante a abertura oficial do 18º Campo DemonstrativoAlfa (CDA), na Linha Tomazelli, em Chapecó. Para o governador Raimundo Colomboa tecnologia é uma ferramenta indispensável para a competitividade, maiorprodutividade, eficiência e para fazer mais com menos. “Nós estamos aqui paradesobstruir a burocracia, que é um terrível adversário. Hoje é muito difícilpara os produtores fazer o transporte de animais, é todo um problema complexo.O e-GTA vai simplificar e agilizar o trabalho. Essa nova modalidade é mais umaconquista e reconhecimento do trabalho dos nossos agricultores.”

A e-GTA vai permitir que oprodutor previamente cadastrado emita sua Guia de Trânsito Animal pela internetdireto de sua propriedade ou de qualquer computador. A facilidade não é só aoscriadores, mas também aos profissionais de fiscalização, que terão no momentode uma abordagem a uma carga a possibilidade de verificar de forma rápida esegura a veracidade do guia emitido. A novidade faz parte da InstruçãoNormativa nº 19 de 03/05/2011 do Mapa, que orienta cada estado a adotar oformato eletrônico da Guia de Trânsito Animal (GTA) na forma do modelo e-GTA,obedecendo assim, às diretrizes do Programa Governo Eletrônico Brasileiro.

O secretário da Agricultura, JoãoRodrigues, acredita que a guia representa a modernização do agronegócio deSanta Catarina, ao aumentar sua competitividade mundial. “É um avanço, vaifacilitar a vida do produtor e baratear custos para o setor. A qualquer hora,em qualquer momento o agricultor pode acessar a internet e fazer a guia.” Naguia estão contidas informações sobre a origem e o destino, bem como afinalidade do transporte animal. Cada espécie possui uma norma específica paraa emissão da guia de trânsito, que é feita mediante o cumprimento de condiçõessanitárias.

O documento eletrônico terá dadossobre a carga a ser movimentada, tais como espécie, origem, destino, quantidadepor sexo e faixa etária, finalidade do trânsito, identificação do emitente e dolocal de emissão e datas de emissão e validade. O modelo de GTA em papelcontinuará sendo utilizado onde não for possível a adoção do formatoeletrônico. “Com esse controle temos a condição de verificar por onde o animalpassou e as condições de saúde que se encontra. Isso permite que a SantaCatarina continue aumentando a sua produção, ganhando mercado e, ao mesmotempo, continue mantendo a sanidade animal. É obrigação do estado proteger opatrimônio dos agricultores”, explicou o presidente da Cidasc, Enori Barbieri.

Fonte: Secretaria da Agriculturae da Pesca do Estado de SC

Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2024 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50