comunicação Últimas Notícias

PROGRAMA COLETA SEGURA: Cooper A1 recolherá pelo quarto ano resíduos de saúde animal das propriedades

Compartilhar

A Cooper A1 realizará a 4ª coleta no Programa Coleta Segura. Nos dias 30 e 31 de março os produtores cooperados devem levar os resíduos de saúde animal recolhidos até a unidade da cooperativa mais próxima. A meta da Cooper A1 em 2017 é envolver 100% das propriedades rurais integradas na suinocultura, avicultura e leite, retirando do campo lixo contaminado e dando destinação correta, de acordo com a legislação vigente.

A orientação é que os produtores separem e armazenem nos sacos plásticos fornecidos os resíduos de saúde animal que são utilizados nas atividades pecuaristas, tais como: classe A (materiais com contaminação biológica como luvas, pipetas de inseminação), B (frascos de medicamentos, vacinas, bisnagas, frascos de desinfetantes e detergentes), e E (agulhas, bisturis).  O programa é desenvolvido em parceria com a Cooperativa Central Aurora Alimentos e Atitude Ambiental, e mpresa especializada na recolha, transporte e destino final.
Segundo o responsável pelo Coleta Segura na Cooper A1, o diretor executivo, Egon Grings, toda equipe técnica da cooperativa está devidamente treinada para fornecer suporte ao cooperado, repassando informações e esclarecendo eventuais dúvidas. “É indispensável que cada um faça sua parte da maneira correta, produtores, técnicos, cooperativa, e empresa terceirizada, evitando prejuízos a todo processo de gerenciamento destes resíduos”, afirma Grings.
Em 2016, quase 80% das propriedades integradas participaram do Coleta Segura, quando foram recolhidos 20 mil quilos de resíduos de saúde animal do campo. “A nova dinâmica operacional adotada no ano passado, centralizando a coleta nas unidades e não mais em pontos das comunidades do interior, trouxe mais segurança, diminuiu custos, e aumentou significativamente a eficiência do programa”, afirma Egon Grings. De acordo com ele, a experiência acumulada nestes três anos, possibilita a evolução e qualificação do programa. Desde 2013, quando foi implantado em parceria com a Cooperativa Central Aurora Alimentos, o programa Coleta Segura possibilitou a recolha e destinação adequada para 46,2 mil quilos de resíduos de saúde animal nas propriedades rurais cooperadas. “O produtor não sabia o que fazer com este material. Era comum os resíduos serem queimados, ou ficarem jogados nas propriedades. O Coleta Segura é uma ferramenta que faz cumprir a legislação e traz benefícios incontestáveis de curto, nédio e longo prazo a saúde humana e ao meio ambiente”, finaliza do diretor.
Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2025 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50