Educação, formação, conhecimento e a vontade de contribuir com a evolução das pessoas. Esses esforços são inerentes ao cooperativismo e são contínuos da Cooperativa A1. Neste mês de junho, atividades de formação, buscando contribuir com indivíduos melhores e preparados com suas responsabilidades pelo bem coletivo, foram voltadas de forma intensa ao quadro social da Cooper A1. Todas as atividades têm o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).
Mulher A1/Sicoob: líderes melhor preparadas
“Autoconhecimento e desenvolvimento da Mulher” é o tema da primeira etapa do novo curso de formação voltado às 68 líderes dos Núcleos Femininos do Mulher A1/Sicoob. A ação iniciou nestes dias 27 e 28 de junho, em Iporã do Oeste e Palmitos, e busca oferecer às mulheres, técnicas de autoconhecimento, aprofundando o conhecimento de suas relações familiares. Além disso, suas dificuldades quanto ao papel de mãe diante das atuais mudanças, bem como das questões sexuais dos filhos e delas mesmas. A etapa é ministrada pela psicóloga Gianne Gemeli Wiltgen, psicoterapeuta de casal e de família. Já nos dias 05 e 06 de julho, a formação continua com o tema “Construção de bem-estar, liderança e empoderamento feminino, desta vez, com a psicóloga, Valicir Melchiors Trebien. Trata-se de uma oficina que buscará fazer uma reflexão dos aspectos que contribuem para o equilíbrio pessoal, profissional, de relacionamentos e qualidade de vida. O programa Mulher A1/Sicoob reúne, hoje, mais de 1.500 mulheres em toda área de atuação da Cooper A1. As líderes dos Núcleos, além da organização gerencial de seu grupo, têm a responsabilidade de ser um elo de ligação entre a cooperativa e as mulheres, repassando informações, incentivando e motivando o público feminino a serem agentes de desenvolvimento nas comunidades.
JovemCoop: resgatando o diálogo e o afeto familiar
Na noite do dia 27 de junho, os jovens ligados à Cooper A1, que participam da 6ª turma do Programa Juventude Cooperativista (JovemCoop) viveram momentos diferentes. A cooperativa promoveu, em Iporã do Oeste, SC, a “Noite de Família” que reuniu os jovens e seus pais. O tema foi “Família: o coração da cooperativa” e gerou uma reflexão e debate acerca da importância da educação dos pais junto a seus filhos, visando o aprimoramento quanto ao processo da sucessão familiar, bem como o relacionamento familiar. Ao todo, 85 pessoas, entre jovens e pais, participaram da atividade, conduzida pelo professor, especialista em cooperativismo, Ney Guimarães. O JovemCoop é o programa social da Cooper A1 voltado ao público jovem. São cooperados ou filhos de cooperados que participam de um programa educativo formado por módulos, com encontros quinzenais, totalizando 112 horas. O curso busca formar pessoas melhor preparadas no contexto pessoal e profissional, por isso, envolve aulas de comunicação e técnicas de oratória, desenvolvimento interpessoal e relacionamento familiar, gestão rural e 5Ss, protagonismo juvenil e projeto de vida e liderança cooperativista.
Comitês de Liderança A1: líderes refletem sobre seu papel na sociedade
Os 125 cooperados que formam os Comitês de Liderança A1, se reuniram neste mês de junho, para refletir sobre responsabilidade enquanto líderes e representantes dos mais de 8.600 cooperados, em todas as esferas da Cooper A1. A formação, realizada por microrregião, aconteceu nos dias 19, 20, 21 e 22 de junho, em Rodeio Bonito, RS, Descanso, Palmitos e Itapiranga, respectivamente. Os encontros foram ministrados pelo especialista em recursos humanos e cooperativismo, João Batista Schneiders. Os Comitês de Liderança A1 são órgãos representativos dentro da Cooper A1, e compõe a política de Organização do Quadro Social. Cada filial, possui um Comitê Local de Líderes, com um associado para cada 50 associados. Estes Comitês existem para democratizar o as informações e ações, além de levar educação cooperativista aos associados e familiares, assegurando a efetiva participação de todos nos principais assuntos que envolvem a Cooper A1.