Encerra dia 28 deste mês o prazo para que osagricultores familiares inadimplentes no Programa Nacional de Fortalecimento daAgricultura Familiar (Pronaf) possam renegociar suas dívidas. Com o acerto, oprodutor poderá continuar se beneficiando das políticas públicas, conformealerta o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do DesenvolvimentoAgrário, Valter Bianchini.
A data é o prazo limite paraaqueles com operações contratadas até 30 de junho de 2010 e que estavaminadimplentes em novembro de 2011, mês em que foi publicada a resolução nº4.028, autorizando a recomposição das dívidas. Já os prazos para os demaisagricultores manifestarem interesse na renegociação das operações amparadaspela resolução é 28 de junho.
Renegociação
As operações dos agricultores familiares quese enquadram nas condições estabelecidas na resolução nº 4.028 podem serrenegociadas com taxa de juros de 2% ao ano, com até 10 anos de prazo parapagamento. A medida é resultado de demandas dos agricultores familiares e dosmovimentos sociais que os representam. O diretor do Departamento deFinanciamento e Proteção da Produção, João Luiz Guadagnin, assinala que arenegociação representa uma oportunidade para que os mutuários possamreestruturar suas operações de crédito junto aos bancos, que estão mobilizadose preparados para efetivar o máximo de renegociações possíveis.
Os interessados devem procurar osbancos ou agentes financeiros onde contrataram as operações pelo Pronaf.
Condições para renegociação:
- Agricultores (as) que estavaminadimplentes na data de publicação dessa resolução devem efetuar o pagamentomínimo de 3% do valor;
- Limite de crédito para renegociaçãoda dívida: R$ 30 mil.
Fonte: Só Notícias com assessoria