O aumento das doenças cronicas não transmissíveis vem captando o olhar da população quando o assunto é alimentação e nutrição, principalmente pelo crescente número de crianças e adultos com sobrepeso e obesidade.
Essa epidemia em que a obesidade se transformou derivada do sedentarismo e do consumo elevado de calorias e alimentos não saudáveis, principalmente os ultraprocessados ricos em gordura e açúcar. Nesse sentido o cuidado com o que se coloca no prato tornou-se essencial para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças, principalmente pela diminuição do gasto calórico das atividades diárias advindas da tecnologia que proporcionam conforto e praticidade.
Fazer do alimento seu medicamento e do medicamento o seu alimento já eram as recomendações feitas por Hipócrates em 460 a. C, embora seja uma orientação feita há muito tempo, sua importância e relevância vem sendo reconhecida dia após dia.
Alimentação pode ser tanto fator de risco como de promoção da saúde, o que determina uma ou outra são as escolhas feitas diariamente, escolhas estas que começam na hora da compra, na hora do preparo e no ato de comer.
Nesse contexto surge nossa coluna semanal de orientações, um espaço interativo com o objetivo de levar informações seguras que possam impactar de forma positiva na vida de cada leitor.
Eu sou Simone Guzzon, nutricionista e terei o prazer de dividir com vocês informações sobre alimentação e nutrição, dicas e receitas simples, para deixar sua vida mais prática e sua alimentação mais saudável, e você também pode contribuir com a construção dos conteúdos, envie os temas aos quais têm interesse.
Comer é bom, e que comer com saúde é melhor ainda!
Até semana que vem!
Abraços da nutri!!!