Presença confirmada nos finais de semana o churrasco é um convite ao exagero, com todo um significado que vai além do nutricional o churrasco une as famílias e amigos para um momento de descontração e alegria.
Porém o churrasco não vem sozinho, geralmente acompanhado de maionese, bebidas e sobremesas que combinadas e consumidas em quantidades superiores podem interferir na dieta e na alimentação equilibrada de quem o consome.
Uma pesquisa realizada no Reino Unido publicada no jornal Daily Mail revelou que, em um churrasco, ingerimos três vezes mais alimentos do que em refeições comuns. A pesquisa constatou que as pessoas consomem até 1,8 mil calorias em um churrasco, enquanto que consomem de 500 a 700 calorias numa refeição normal. Além disso, 61% das pessoas repetem a dose e comem mais um prato.
Porém não é por isso que essa preparação tão tradicional e tão saborosa precisa ser excluída dos cardápios, algumas mudanças podem evitar o exagero calórico sem interferir no sabor e simbologia do churrasco.
Escolher cortes de carnes magros garante um consumo menor de calorias.
Substituir a maionese por mandioca ou batata cozida garante um consumo bem menor de calorias e gorduras vindas do creme da maionese.
Fazer uma salada bem variada garante maior saciedade com o beneficio de poucas calorias.
Substituir o refrigerante por um suco natural, ou até evitar líquidos durante as refeições assegura um consumo menor de açúcar e menor distensão gástrica.