A obstipação intestinal é uma alteração do trânsito intestinal, mais especificamente do intestino grosso, popularmente conhecida como intestino preguiçoso, devido a diminuição do número de evacuações, resultando em fezes endurecidas e esforço a defecação. As causas mais comuns de obstipação são os hábitos deficientes de eliminação de fezes, tais como uma repetida ausência de resposta imediata a necessidade de evacuar, vida moderna caracterizada pelo consumo de fast food, falta de horários regulares para as refeições, baixa ingestão de água e alimentação com baixo teor de fibras.
Além dessas causas a constipação pode ser relacionada a outras causas secundárias, como uso de drogas, falta de exercícios (pacientes acamados), doenças do intestino grosso (que levam a insuficiência na propulsão ou da passagem do bolo fecal por obstrução), neuropatia (diabetes), neoplasias intestinais, hemorroidas entre outras.
É importante ressaltar que quanto mais tempo as fezes ficam no intestino mais perdem água e ficam endurecidas, a constipação crônica está diretamente ligada com o surgimento de câncer.
O interessante é que mudanças simples na alimentação e no estilo de vida podem acabar com a aflição de quem vive constipado. Aplique diariamente os nove passos para um intestino saudável e sinta os resultados.
1. Comece fracionando as refeições, inclua lanches entre o meio da manhã ou da tarde.
2. Consuma pelo menos duas frutas diferentes ao dia.
3. Beba água, em média 2 litros ao dia, adote uma garrafa e tenha ela sempre com você.
4. Mastigue devagar e bem, seu estômago não possui dentes, os alimentos devem ser triturados na boca.
5. As carnes, em especial, devem ser mastigadas muito bem, e a quantidade consumida também deve ser observada.
6. Tenha no mínimo dois tipos de salada a mesa, prefira as formas crus e varie as cores.
7. Consuma alimentos ricos em fibras como grãos e farinhas integrais, vegetais, frutas, legumes e verduras.
8. Introduza na sua rotina alimentar alimentos fonte de gorduras boas como amendoim, nozes, castanhas, abacate e azeite de oliva.
9.Iogurtes e leites fermentados possuem lactobacillus que são microorganismos que favorecem a integridade da flora intestinal, substitua os iogurtes adoçados pelas formas naturais.
10. Respeite os sinais de vontade de evacuar.
11. Evite o uso de laxantes, quando causam efeito não levam consigo somente as fezes e sim todas as bactérias intestinais, a nossa flora intestinal, deixando o intestino suscetível. Utilize supositório ao invés dos laxantes, um método mais natural e sem agressão.