comunicação Últimas Notícias

SUINOCULTURA A1: Produtores associados recebem treinamento

Compartilhar

Capacitar os produtores de suínos integrados a fimde aprimorar a qualidade da produção e garantir competividade no mercado erentabilidade na atividade. Com esse objetivo que a Cooper A1 iniciou, nestemês de fevereiro, um roteiro de treinamentos voltado aos mais de 540 associadoscom granjas de suínos na fase de terminação. As capacitações, que integram oprojeto de reestruturação da atividade Suinocultura A1 do Futuro, serão desenvolvidas em toda área de açãoda cooperativa, com informações que visam garantir produtores cada vez maispreparados, sustentabilidade e o desenvolvimento da suinocultura nacooperativa.

Ministrados pelo técnico em agropecuária da CooperA1, Rui Radtke, entre os assuntos que são abordados nos treinamentos estão: sanidade,nutrição, bom manejo da granja e boas práticas gerenciais. “Queremos implantarmudanças e aperfeiçoar o conhecimento prático e teórico do produtor da faseterminal, para que ele tenha habilidades de acompanhar o mercado, melhorando asreceitas, reduzindo despesas e obtendo um produto que se enquadre em altospadrões de qualidade,” diz o gerente da atividade de suinocultura da Cooper A1,Paulo Costacurta. 

Segundo o gerente, a meta da cooperativa é gerarinformações que promovam a unificação e melhoria nos processos produtivos dafase terminal, além de padronização na produção, melhorando a eficiência dostrabalhos e dos índices zootécnicos e econômicos. O gerente destaca que as Unidades Produtores de Leitão (UPL’s) e as crechesestão cada vez mais modernas e especializadas, e o objetivo é também elevar opadrão de qualidade nas unidades de terminação.

“A Cooper A1 está intensificando seus investimentosno setor, e o produtor precisa fazer sua parte, ao entender a suinocultura comouma atividade rentável quando desenvolvida com profissionalismo e dentro dosatuais modelos de produção e gerenciamento de granja.” Costacurta acrescentaque a Cooper A1 não pode mais trabalhar com o produtor que não se adequar aosatuais procedimentos operacionais-padrões, ou inevitavelmente estará fora daintegração.

SuinoculturaA1 do Futuro

Ainda em 2012, a cooperativa iniciou um importanteprojeto de reestruturação do sistema produtivo desuínos, o Suinocultura A1 do Futuro,elaborado em parceria com a Agroceres PIC. Trata-se de um projeto inovador, complano de trabalho até 2016, e que inclui uma série de ações e investimentos emgenética de ponta, capacitação técnica da equipe e melhorias nas estruturasfísicas das Unidades Produtores de Leitão (UPL’s), creches, além da capacitaçãoe treinamentos aos produtores integrados.

Atualmente a cooperativa entrega uma cota mensal deaproximadamente 55 mil animais para abate, a maior parte à Coopercentral AuroraAlimentos. A estrutura da atividade é composta por 139UPLs - Unidade de Produção de Leitões; 33 creches e aproximadamente 540unidades de terminação. Existem, ainda, aproximadamente 25 produtores que fazemo sistema de ciclo completo, onde estão mais de 625 matrizes.

Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2024 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50