Encontro, realizadoem Bela União Belmonte, reuniu líderes dos Núcleos Femininos para programação dasatividades em 2013 que terão foco no desenvolvimento de ações em prol decomunidades e entidades da região
Unir forçar para o desenvolvimento das comunidades, famílias e dascooperativas. Esse será o foco das atividades desenvolvidas pelo programasocial Mulher A1/Sicoob em 2013. As metas e o planejamento dos trabalhos para o ano foram apresentadospela coordenação do programa, na terça-feira (20/02), durante encontro com aslíderes dos Núcleos Femininos Cooperativistas (NFC’s). No evento, realizado naLinha Bela União, Belmonte, também foram repassados importantes conceitos deliderança e apresentados os resultados de parte dos projetos sociais colocadosem prática em 2012.
Durante 2013, diversos trabalhos serão realizados pelo Mulher A1/Sicoobvoltados à educação cooperativista e buscando ampliar conhecimentos nas áreasde saúde, bem estar, autoestima e convivência familiar e social dasparticipantes. Também serão elaborados e colocados em prática pelos NúcleosFemininos, novos projetos sociais em benefício das comunidades e entidades dosmunicípios da área de ação da Cooper A1, incluído nos objetivos o 5º princípiodo cooperativismo: Educação, treinamento e informação.
“O desafio é continuar otrabalho do Mulher A1/Sicoob, que já é desenvolvido com sucesso há 12 anos eque está contribuindo para o surgimento de mulheres cada vez maisempreendedoras e cientes de que cada uma exerce papel fundamental para ocrescimento e fortalecimento de suas comunidades, propriedades rurais e dosistema cooperativista,” destaca a coordenadora geral do Mulher A1/Sicoob,Ivânia Zingler.
Presente na abertura do encontro, o 2º vice-presidente e gerente daatividade de Cereais da Cooper A1, Santo Tumelero, enfatizou que o MulherA1/Sicoob está incentivando as mulheres a colocar sua liderança em prática, reforçando seu convívio social e as preparando para atuar emdiversos segmentos e grupos comunitários, além de motivá-las a participar mais ativamentedas ações das cooperativas, as tornando importante disseminadoras dosbenefícios e da força transformadora que é o cooperativismo.
Gestão feminina no cooperatismo
O programa Mulher A1/Sicoob é um dos mais significativos projetossociais desenvolvidos pela Cooper A1. Iniciado ainda em 2001 pela Cooper A1 epelas cooperativas do Sistema Sicoob, Oestecredi e Creditapiranga, atualmentecerca de 1.600 mulheres associadas, esposas e filhas de associados participamdo projeto, através de 68 Núcleos Femininos Cooperativistas.
Um dos principais objetivos do programa é fazer com a mulher aumente o vínculo e se envolvadiretamente nos assuntos ligados à cooperativa. Na Cooper A1, este esforço temdado certo e, cada vez mais as mulheres estão ocupando efetivamente seu espaçode gestoras. Atualmente, a cooperativa possui duas conselheiras: Dulce MariaBarth Stahl, de Iporã do Oeste, que é conselheira de administração, e JosefinaB. Wolfart, de São João do Oeste, que é conselheira fiscal.
Ambas participam ativamente das atividades do Mulher A1/Sicoob edestacam a importância do programa da formação do empreendedorismo feminino.Para Dulce, a mulher precisa assumir o papel de liderança e participar da elaboração,implantação e desenvolvimento de atividades que estejam em conformidade com asnecessidades e objetivos da cooperativa e de seus associados: “A figurafeminina representa uma estrutura fundamental para o sucesso de qualquerempreendimento," destaca.
A conselheira fiscal da Cooper A1, Josefina B. Wolfart, que também élíder do Núcleo Feminino de Medianeira, São João do Oeste, diz que a mulhertem o poder de unir e integrar as pessoas e que, as ações do Mulher A1/Sicoob,promovem maior convivência social, de suas famílias e comunidades junto àCooper A1 e ao Sicoob.