Dados do Informe Conjuntural, elaborado pelaEmater/RS-Ascar, os rendimentos das primeiras lavouras de soja colhidas no RStêm sido entre 2,1 t/ha e 3 t/ha, com um grão de boa qualidade. A colheita jáaconteceu em 1% de área plantada e emrelação à safra passada, está dentro doprazo.
Com 5% de todo o Estado pronto para ser colhido, a partir deagora, a atenção dos produtores volta-se para o escoamento da produção. A maiorparte da área, 73%, está em fase de formação de grão, que deve entrar emmaturação em breve. O restante está ainda em fase de floração.
Já o milho está com 45% das lavouras colhidas e 38% prontaspara receberem os trabalhos. A qualidade dos grãos e os rendimentos sãoconsiderados bons, ficando dentro das expectativas. Com a colheita da sojainiciando, o ritmo tende a diminuir um pouco, já que a oleaginosa detém apreferência do produtor.
Entretanto, mesmo com esta diminuição, a atividade está maisadiantada que no ano passado, uma vez que as grandes plantações mecanizadas jáforam finalizadas. Na safra anterior, as máquinas haviam colhido apenas 41%neste período.
Mesmo com a entrada da safra nova, a comercializaçãomantém-se aquecida e com preços firmes. Durante a semana, a saca de 60 kg ficoucotada, como média, em R$ 28,35, marcando uma variação de 0,60 em relação aopreço da semana anterior.
Fonte: Emater/ RS-Ascar