comunicação Últimas Notícias

LEITE A1: Especialista realiza palestra em São João do Oeste sobre nutrição e conforto animal

Compartilhar

Saúde, conforto e nutrição são sinônimos de bons tratos com os animaise estão diretamente ligadas aos resultados positivos na produção dabovinocultura de leite. O tema foi abordado na quinta-feira (28/2), durantereunião do Cite, grupo formado por 12 famílias produtoras de leite associadas àCooper A1, de São João do Oeste. A atividade, foi ministrada por Winston Giardini, que é especialistaem nutrição animal e gerente de vendas da Alltech, empresa líder mundial dosetor de saúde e nutrição animal. Giardini enfocou em conceitos sobre gestão, qualidadedo alimento e da água, manejo e instalações adequadas para o rebanho.

Entre as principais práticas recomendadas pelo palestrante, que devemser adotadas a fim de evitar o estresse dos animais e melhorar a qualidade doleite estão: fornecer instalações confortáveis para a vaca se deitar e semovimentar sem dor; acesso a alimentos saudáveis e nutritivos; prevenção dodesconforto térmico, com disponibilização de sombras; e mão-de-obra qualificada,favorecendo trocas sociais saudáveis entre os animais e o ser humano.

Através de dados e pesquisas científicas, Giardini mostrou que, esteconjunto de medidas contribui para o bem-estar animal, tem efeito sobre aprodução de leite, no ciclo de lactação, na eficiência reprodutiva davaca, na saúde do animal e na qualidade do leite.

“Para ter um rebanho produtivo e saudável, o produtor precisa fazer obásico, adotar práticas de manejo adequadas e humanizadas e ter sensibilidadepara entender o que o animal precisa. Resumindo: se algo não é bom ouconfortável para o ser humano, também não será para o animal,” destacou.

Conhecimento que geraprodutividade

A médica veterinária da Cooper A1, Graziela Hoff, ressaltou a importânciada palestra, destacando que atividades profissionalizantes contribuemsignificativamente para a qualificação e profissionalização da cadeia produtivade leite na cooperativa. “Cada vez mais os produtores associados estão conscientessobre o potencial da atividade, adotando práticas eficientes e açõesbásicas para fomentar a atividade de acordo com as novas legislações e com as exigênciasdo mercado,” destacou.

Graziela diz que os investimentos da cooperativa com atividadesprofissionalizantes, voltadas ao quadro social, são constantes e fazem partedos princípios básicos do cooperativismo. “É fundamental que o produtor compreendaa importância e participe destas ações, e busque qualificação, seprofissionalize, faça uma melhor gestão de sua propriedade e perceba que,através do conhecimento adquirido, ele encontra ferramentas para desenvolver aatividade de forma sustentável, econômica e com qualidade de vida,” destacouGraziela.

A médica veterinária acrescentou ainda que, em 2013, os trabalhos daequipe técnica da atividade de bovinocultura de leite da Cooper A1, juntamente comos associados ligados à atividade, estarão voltados para aumentar a qualidadedo leite, com o desafio de reduzir a concentração de células somáticas (CCS) eaumentar a gordura e a proteína do leite.

 

Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2024 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50