Palmitos, SC – A Cooper A1, em parceria com a Aurora Coop e o Sebrae, deu as boas-vindas a mais uma turma do programa "De Olho na Qualidade Rural" nesta segunda-feira, 24 de março. Quinze famílias cooperadas de Palmitos, SC, iniciaram essa jornada de qualificação, que visa transformar a organização e vivência no campo. A atividade de sensibilização, marcando o início dos trabalhos, ocorreu no auditório principal da matriz da Cooper A1.
O programa "De Olho na Qualidade Rural" tem como objetivo capacitar os empresários rurais cooperativistas, demonstrando a importância de implementar melhorias práticas em suas propriedades. Durante a sensibilização, os participantes são apresentados aos módulos e benefícios do programa, que se configura como o ponto de partida para um desenvolvimento contínuo.
Clovanir Ehlers, diretor administrativo da Cooper A1, enfatizou o propósito da iniciativa ao dar as boas-vindas aos cooperados. "A Cooper A1 cresce e se desenvolve, e essa qualificação precisa ser um reflexo no campo. A cooperativa e a propriedade rural são extensões uma da outra, e o sucesso de um está intrinsecamente ligado ao sucesso do outro", declarou.
Marcos Tolentino Lopes, coordenador do Encadeamento Produtivo da Aurora Coop, também marcou presença no evento. Ele ressaltou a nova realidade do produtor rural. "Hoje, o produtor é um verdadeiro empresário, com a responsabilidade de produzir de forma sustentável nos pilares econômico, social e ambiental, sempre priorizando a qualidade de vida. O foco central do cooperativismo são as pessoas, seu desenvolvimento integral, e é com esse objetivo que a Aurora Coop, junto com a Cooper A1 e o Sebrae, oferece essa oportunidade de capacitação frente aos desafios da agropecuária moderna."
"De Olho na Qualidade Rural": A porta de entrada para o encadeamento produtivo
O programa "De Olho na Qualidade Rural" é a etapa inicial de um abrangente conjunto de cursos de qualificação oferecidos gratuitamente aos cooperados da Cooper A1 e das demais cooperativas que compõe a Aurora Coop. Esse projeto maior, denominado Encadeamento Produtivo, engloba, além do "De Olho", outras importantes iniciativas como Qualidade Total Rural (QT Rural), Propriedade Rural Sustentável, Times de Excelência, Sustentabilidade em Empresas Rurais, Suíno Ideal, Leitão Ideal, Creche Aurora, e o Programa Aurora de Qualidade do Leite.
Em 2025, a Cooper A1 vai realizar 10 turmas do "De Olho na Qualidade Rural", 3 do QT Rural e 2 de Propriedade Rural Sustentável, impactando diretamente mais de 225 famílias cooperadas. Na Cooper A1, o programa Encadeamento Produtivo é coordenado há 27 anos por Carlos Gadonski, que também atua como instrutor do Sebrae, demonstrando a solidez e o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento das famílias cooperadas.