comunicação Últimas Notícias

COOPERATIVISMO NO VALE DO SÃO FRANCISCO: Os exemplos dos produtores no noroeste do Brasil

Compartilhar

Com objetivo principal de conhecer novos modelos de produção o Conselho de Administração da Cooper A1 realizou uma viagem técnica ao Vale do São Francisco, nome dado a uma região do Brasil que se estende aos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e o Distrito Federal. Esses locais possuem afluentes do rio São Francisco e são destaques em turismo e polos da fruticultura.

O conselho realizou visitas em diferentes locais, entre eles, a Fazenda Encanto em Sergipe, destaque em produção e boa gestão. O vice-presidente e diretor de produção Paulo Costacurta, descreve que devido ao clima da região, chove somente nos meses de maio, junho e julho e nesse período é preciso realizar a silagem, para manter a produção anual dos animais. “A produtividade e tecnologia é muito parecida com a nossa, pequenos produtores que através do gerenciamento precisam estar alinhados a qualidade na produção.”

Parte do roteiro, a Cooperativa Agrícola Juazeiro (CAJ) na Bahia, fundada em 1994, focada na comercialização de fruteiras como uva, manga, melão, goiaba, pimentão, entre outros. A CAJ, se assemelha muito a nós porque possui cooperados que tem propriedades de 5 até 100 hectares, algo presente na nossa realidade. Já a produção deles mesmo em um clima semiárido, chega de 25 a 35 toneladas por hectare em duas safras e meia por ano. Com os produtos sendo exportados semanalmente para a Europa e América.”

Essa experiência nos mostrou que adversidades e desafios são encontrados em todos os ambientes e podemos usar de exemplo a adaptação para atingir qualidade e os requisitos necessários”, afirma Paulo.

De acordo com a Embrapa o Vale do São Francisco é uma região vitivinícola. A área de vinhedos de variedades de Vitis vinifera destinadas à elaboração de vinhos finos na região do Vale do São Francisco totaliza ao redor de 500 ha. A produção de vinhos finos dos estados da Bahia e Pernambuco está concentrada no eixo Petrolina-Juazeiro, em particular nos municípios de Casa Nova, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, no chamado submédio São Francisco.

Esta região, de clima tropical semiárido, única no Brasil, apresenta temperaturas ao longo do ano que possibilitam que os vinhedos irrigados com a água do rio São Francisco produzam uvas em todos os meses do ano. A região produz os chamados vinhos tropicais, com originalidade e identidade própria da região tropical, distinta no mundo vitivinícola.

Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2025 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50