Difundir tecnologia que tragadesenvolvimento no campo está entre as missões da equipe técnica da Cooper A1.Para atualizar estes profissionais, visando uma orientação cada vez melhor aoseu quadro social, a Cooper A1 e a empresa de nutrição e saúde animal Nutrifarmapromoveram, de 6 a 8 de março, no Hotel Thermas Pratas Hotel, em São Carlos, a 3ª Reciclagem Técnica Comercial e o 2ºTreinamento em Vendas. A ação envolveu ciclos de palestras e reuniu cerca de 80componentes da equipe técnica que atuam a campo, entre médicos veterinários etécnicos agrícolas das atividades de bovinocultura de leite e suinocultura A1,além de profissionais de balcão das Lojas Agropecuárias.
Padronização dos processos - Segundo o 1º vice-presidente e gerentegeral da Cooper A1, Lauri Inácio Slomski, o treinamento faz parte dos esforçosda cooperativa em padronizar os processos de assistência técnica, unificando asações e treinando os profissionais técnicos a exercerem seu papel de extensionistasrurais. “Além de serem capazes de dar suporte tecnológico nas atividadesdesenvolvidas pelos associados, é fundamental que a equipe técnica da A1 estejaem consonância com a missão, objetivos e metas da sociedade,” destaca Slomski.De acordo com o 1º vice-presidente, o intuito é disponibilizar uma equipetécnica profissionalizada em todas as atividades desenvolvidas, e que atenda asdemandas dos associados nas variadas situações do dia-a-dia, buscando asustentabilidade e o fortalecimento de cada propriedade rural e da cooperativacomo um todo.
Leite e suinocultura em foco– O treinamento foi organizado por etapas, focados em temas específicos poratividade e de interesse comum da equipe técnica. Segundo o gerente técnicocomercial da Nutrifarma, Rudimar Rober Schneider, os assuntos partiram dademanda da própria equipe técnica, a partir de levantamento das principais dificuldades enfrentadas a campo. “Buscamosdisponibilizar um treinamento com informações de grande relevância do ponto devista prático e que atendesse as reais necessidades da área de ação dacooperativa,” destacou Rudimar.
Padrão de assistência naSuinocultura - Na suinocultura os tópicos abordados foram divididos entreUnidades Produtoras de Leitões (UPL’s) e Unidades de Terminação (UT’s). Nas UPL’s,foram desenvolvidos conteúdos práticos e teóricos relacionados ao diagnósticodos problemas em uma granja. Nas UT’s o foco foi a padronização de assistênciatécnica, através de um sistema de avaliação de alojamento, que envolve um checklist com dados sobre qualidade e cloração de água, controle de roedores, manejode animais, documentação, etc. Para o gerente da atividade de suinocultura daCooper A1, Paulo Costacurta, o treinamento levantou questões pertinentes dodia-a-dia da equipe técnica da suinocultura, e que contribuirão para qualificaros resultados na atividade.
Foco no processo reprodutivo ena qualidade do leite - As palestras voltadas a bovinocultura de leite focaramnos problemas reprodutivos em bovinos de leite; programa de criação de bezerrase sólidos no leite - quantidade e qualidade. Segundo o gerente da atividade, Egon Grings, os assuntos discutidos são extremamenterelevantes ao atual momento da atividade na cooperativa, que está focando seustrabalhos na qualidade do processo reprodutivo e no aumento dos sólidos deleite. “A reciclagem reforçou importantes conceitos cientificamentecomprovados, e possibilitou aos técnicos ampliarseus conhecimentos para melhor exercer sua função ao lado do produtor.” Além daspalestras, a Nutrifarma disponibilizou aos técnicos da atividade, um práticosoftware de formulação de dietas.
Vendas com receituário – Aatividade promovida em parceria com a Nutrifarma contou ainda com o 2º Treinamentoem Vendas. Esta etapa também envolveu a participação dos técnicos de balcão dasLojas Agropecuárias da Cooper A1. O treinamentodestacou a importância de os profissionais da cooperativa estarem preparados aserem consultores de venda, repassando orientações que garantam produtos dequalidade, indicados às necessidades dos associados e produtores, e quecontribuam com o aumento da produtividade e renda nas propriedades rurais.
Cooper A1 e Nutrifarma – Parceirada Cooper A1 há 12 anos, a Nutrifarma é uma das maiores empresas em nutriçãoanimal do mundo e é uma das indústrias que contribui com a industrialização dosprodutos Nutri A1, colaborando com ingredientes e com a formulação das raçõespara suínos, bovinos e aves. Segundo o gerente das Fábricas de Rações da CooperA1, Alcindo Pasqualotto, o vínculo com a Nutrifarma, que investe em pesquisa etecnologia de ponta, colabora para que a cooperativa produza rações dequalidade e de alto valor nutricional.
Pasqualotto, ressalta ainda que parceria com a Nutrifarma vai além da comercial:“A Nutrifarma também contribui significante com a Cooper A1 ao difundirinformações e tecnologias atualizadas entre o quadro funcional e social atravésde diversos eventos técnicos, como dias de campo, palestras e treinamentos,”diz. O gerente técnico comercial da Nutrifarma, Rudimar Rober Schneider, reforçaque o objetivo final da empresa é disponibilizar ao produtor rural, produtosinovadores e com tecnologia avançada, que efetivamente gerem maiorrentabilidade nas atividades desenvolvidas no campo. “Participamosativamente dos trabalhos a campo em parceria com a Cooper A1 no segmento debovinos e suínos, buscando ser parte integrante no estabelecimento e desenvolvimentodestas atividades,” enfatizou Rudimar.