A partir desta segunda-feira(18), 70 profissionais do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria daAgricultura, Pecuária e Agronegócio começam a visitar 1.065 propriedades de 420municípios gaúchos para efetuar o inquérito epidemiológico da brucelose e datuberculose. A ação, realizada em conjunto com o Ministério da Agricultura e oFundesa, tem como meta realizar exames em 11 mil fêmeas bovinas com idadesuperior a 24 meses.
O inquérito busca estimar aprevalência e a distribuição de propriedades e de bovinos infectados combrucelose e tuberculose no Estado. Com esse trabalho serão fornecidos subsídiospara melhor coordenação e execução dos programas de controle e erradicação dasduas enfermidades. As coletas devem ser realizadas durante o período de cincosemanas, com previsão de divulgação dos resultados para o segundo semestre.
Doenças
Tuberculose e brucelose sãodoenças que causam queda na produtividade e na fertilidade do rebanho e, porserem zoonoses também causam riscos à saúde pública. As normas sanitáriasdeterminam o abate sanitário de animais contaminados para evitar a transmissão.Eventuais indenizações por abate serão custeadas pelo Fundesa.
Fonte: Governo do Rio Grande doSul