Cooperativaintensifica esforços para aumentar os índices de gordura e proteína do leiteproduzido entre os associados
Em 2013, a Cooper A1 está intensificando suas ações com vistas aaumentar os índices de sólidos (gordura e proteína) na produção de leite dosassociados. Para contribuir com este esforço, a cooperativa promoveu umtreinamento, na quinta-feira (14/3), voltado aos técnicos da atividade. Aação, realizada no auditório da cooperativa em Palmitos, envolveu palestrasministradas por importantes pesquisadores, que repassaram informaçõesatualizadas sobre o mercado e a cadeia produtiva de leite que busca, cada diamais, a qualidade do produto e não mais apenas a quantidade.
O pesquisador, doutor em nutrição Marcos Neves Pereira, focou suaapresentação no uso de estratégias nutricionais e de melhoramento genético dogado leiteiro. O palestrante destacou que o melhoramento dos genes, através docruzamento das raças, é um importante aliado no aumento dos sólidos, noentanto, o balanceamento de dietas das vacas leiteiras traz resultados efetivose imediatos quando o objetivo é trabalhar com raças puras.
O treinamento trouxe ainda o mestre em nutrição de ruminantes e doutorem medicina veterinária, Marcos Aronovich, quefez uma apresentação do grupo Lesaffre, líder mundial de mercado em leveduras nanutrição de bovinos. O palestrante apontou as possibilidades e as melhoresformas de uso de culturas de leveduras vivas para resultados favoráveis na produção.Os técnicos também acompanharam uma palestra sobre imunidade para doençasreprodutivas, com Eduardo Martins, médico veterinário da empresa Pfizer, querecentemente se inseriu no grupo ZOETIS.
Qualificação levada a campo – Amédica veterinária da Cooper A1, Graziela Hoff, explica que os técnicos dacooperativa são importantes mediadores do processo de qualificação da cadeiaprodutiva de leite da Cooper A1, portanto, é fundamental que os mesmos estejamem contato com as constantes inovações e sejam capazes de antecipar astendências do setor aos produtores.
O técnico de bovinocultura de leite da Cooper A1, Nairto Serafini,avalia os treinamentos como fundamentais para repassar ao produtor soluções quegerem produtividade e maior qualidade de vida. “O conhecimento que adquirimos érepassado aos produtores associados a campo, contribuindo, desta maneira, com amissão da Cooper A1 que é levar formação e informação ao quadro social.”