A próxima safra de milho já está em pauta entre os associados daCooper A1 de Caibi. No último dia 4 de abril, a cooperativa, em parceria com empresasparceiras Syngenta e TIMAC Agro, promoveram uma palestra técnica sobre semeadurade milho, com vistas à safra 2013/2014. A atividade, realizada na Associaçãodos Funcionários da Cooper A1 de Caibi, reuniu cerca de 90 pessoas, entreassociados e técnicos, e objetivou repassar orientações e informações atualizadassobre produtos, técnicas de manejo e outras operações fundamentais para osucesso da safra.
Syngenta – Orientações emrelação ao manejo que antecede a semeadura e durante a implantação da cultura,como a dessecação, manejo ervas resistentes, controle pós-emergente, aplicaçãode fungicida via foliar, foram repassadas pelo assistente técnico da Syngenta, engenheiroagrônomo Daguimar Furlaneto. Já o representante técnico da empresa, engenheiro agrônomoAgenor Guadagnin, comentou sobre a importância do uso dos equipamentos deproteção individual (EPIs), durante a aplicação de defensivos agrícolas. “Buscamossempre reforçar a necessidade do uso destes equipamentos aos produtores, queobjetiva o bem estar e saúde do produtor rural,” destacou Agenor.
TIMAC Agro - O representada técnico da Timac AgroDario Mascarello, empresa francesa, líder mundial em nutrição de plantas, atualizouos participantes sobre o novo produto desenvolvido pela empresa, que estárevolucionando o mercado de fertilizantes. Trata-se do Top Phós, que após 168anos traz inovação e tecnologia aos fosfatados. “Seu diferencial é o ComplexoCSP-PI que protege o elemento fósforo da fixação com o alumínio, o ferro e ocálcio, tornando este nutriente mais disponível e aproveitável para as plantas.”
Produtores atualizados - Parao gerente da unidade da Cooper A1 de Caibi, Moacir Titon, os associados edemais produtores estão preocupados em adquirir conhecimento. “Atualmente,produzir 100 a 120 sacos de milho por hectare é relativamente fácil, o difícilé ultrapassar 180/ 200 sacos por hectare, pois, cada prática de manejo nacultura é extremamente importante, não se tem mais tempo para errar.” afirmaMoacir Titon. O técnico da A1 Jolmar Strapasson, acrescentou sobre a importânciade se fazer a implantação da cultura do milho de maneira mais correta possível. Segundo ele, a garantia de produtividadecomeça com um bom planejamento e, para isso acontecer, existem práticas importantesde manejo que foram expostas durante o evento.