Segunda etapa do Programa de Qualidade do Leite Aurora vai envolver 180famílias associadas
A qualificação da cadeia produtiva de leite da Cooper A1 é umapreocupação constante. Para auxiliar nestes esforços, iniciou, em março desteano, a segunda etapa do Programa Aurora de Qualidade do Leite (PAQL 2).Desenvolvida em parceria com a Coopercentral Aurora e Senar, a 2ª fase da ação vaitreinar cerca de 180 produtores associados.
Segundo a médica veterinária da Cooper A1, Graziela Hoff, esta etapado programa, mais avançada, foca na a sanidade do ambiente e do rebanho, e visaconscientizar os produtores sobre a importância de manter o planejamento e a organização da propriedade como um todo.
Serão 13 turmas, totalizando cerca de 180 famílias que já participaramda primeira fase, e que deverão aprimorar seus conhecimentos. Cada turmareceberá dois dias de treinamentos teóricos e práticos, totalizando 16 horas. Oscursos serão desenvolvidos conforme cronograma em todos os municípios da áreade atuação da A1 em Santa Catarina, até outubro de 2013.
As capacitações já foram realizadas nas últimas semanas em Palmitos,Tunápolis, Descanso (com Belmonte e Santa Helena); Iporã do Oeste, Mondaí, SãoJoão do Oeste, Itapiranga e Riqueza. Já em julho, novas turmas participarão daação em São João do Oeste, Itapiranga, Descanso, Caibi, Itapiranga e Palmitos.
Programa Aurora de Qualidade doLeite (PAQL) – Trata-se de umgrande programa profissionalizante, que iniciou ainda em 2011, com o principalobjetivo de capacitar os produtores às exigências da Instrução Normativa 62,que padroniza os procedimentos para produção de leite, viabilizando suapermanência na atividade. Participam da ação, produtores das cooperativas vinculadasà Coopercentral Aurora. Da Cooper A1, ao todo, cerca de 300 famílias associadasestão envolvidas na ação.
Segundo o secretário e gerente da atividade de bovinocultura de leite,Egon Grings, o programa auxilia nos esforços da equipe de profissionais da cooperativa em levar atualização às pequenas e médias propriedades rurais integradas à A1e está contribuindo significativamente para o aumento da qualidade do leite entregue.
Produtoré a base da cadeia - Já a médica veterináriaGraziela Hoff acrescenta que o programa conscientiza os produtores sobrecomo seu papel é importante no complexo processo da cadeia, que envolve aprodução, transporte e industrialização: “O programa esta deixando claro comocada produtor é fundamental, e como seu trabalho influencia diretamente noresultado final do produto. Quer dizer, o produtor é a base de todo o processo,pois, a matéria prima não pode ser melhoranda depois que saiu da vaca.”
Além dos produtores, o Programa Aurora de Qualidade do Leite tambémabrangerá o treinamento dos transportadores de leite e os técnicos, abrangendoa melhoria continua de toda a cadeia leiteira. Além da segunda etapa, emdezembro, mais duas turmas de produtores, de Palmitos e Riqueza, serãoinseridos na etapa 1 do Programa.