Nesta terça-feira (22), o presidente da Associação Brasileira dasIndústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli, informou que osrepresentantes do setor ainda negociam com o Governo Federal para implantar umamedida de desoneração de tributos para o complexo soja. Ainda ontem, ao deixaro Ministério da Fazenda, Lovatelli afirmou à imprensa que as contas não fecham.
Na visão do presidente, é difícil definir o uso do crédito presumidoao longo da cadeia produtiva, a partir da desoneração do PIS/Cofins.Atualmente, o setor possui um crédito de R$ 4,5 bilhões para receber e oassunto está sendo discutido com o governo devido às dificuldades dos exportadoresem utilizar o recurso, conforme sinaliza Lovatelli.
O executivo da Abiove ainda comentou sobre as notícias de novoscancelamentos de compras de soja por parte dos investidores chineses, divulgadapelo senador Blairo Maggi (PR-MT) na semana passada. Segundo o presidente, ocenário é grave e a desistência das compras poderia até mesmo envolver cerca de2 milhões de toneladas, mesmo volume cancelado pela trading Sunrise no final domês de março.
Por outro lado, o diretor da Anec (Associação Nacional dosExportadores de Cereais), Sérgio Mendes, afirmou no início desta semana que osimportadores chineses estariam apenas postergando o prazo de entrega do produtobrasileiro, e não cancelando as compras.
Os atrasos dos embarques dos grãos pelos portos brasileiros tem sidouma constante nesta safra. O line-up dos navios alcança entre 30 e 40 dias, emulta é de US$ 25 mil por dia. Frente aesse cenário, os parlamentares da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária)realizaram uma reunião, ontem (22), com o secretário executivo do Ministério daFazenda, Nelson Barbosa, para buscar medidas de apoio ao setor, como arenegociação de dívidas dos produtores rurais da região Sul do país queregistraram prejuízo, em função da estiagem que atingiu as lavouras no ano passado.Lideranças também solicitam a implementação do seguro para redução de riscosclimáticos no setor.
Fonte: Notícias Agrícolas // Fernanda Custódio