O ato de inauguração danova unidade da Cooper A1 Mondaí, transformou-se, na manhã de quinta-feira (25/4),em uma grande festa do cooperativismo da região. Associados, diretoriaexecutiva, conselheiros, colaboradores da Cooper A1 e comunidade de Mondaí juntaram-separa comemorar a nova conquista da cooperativa no município, que incluiu a ampliaçãoe reformas do prédio que abriga as lojas e administração da filial.
Investimento cooperativo - O presidente da CooperA1, engenheiro agrônomo Elio Casarin, destacou que o investimento somente foipossível graças ao apoio dos associados, razão da existência da A1, e da união detodos os cooperativistas. “Este empreendimento é resultado datrajetória do cooperativismo neste município, que foi sede da Cooperativa AgropecuáriaMondaí, e da parceria de todas as pessoas que de alguma forma apoiam a Cooper A1neste município. É mais um grande investimento, que vem ao encontro dospropósitos da cooperativa, que é levar aos associados e à comunidade produtos eserviços de excelência.”
Casarin falou sobre o compromisso da cooperativa de promover ações queimpulsionem o desenvolvimento econômico e social em sua área de atuação,destacando que em todos os 16 municípios onde possui unidades, a Cooper A1 estáentre as três entidades com maiormovimentação econômica e que mais arrecadam impostos. “A Cooper A1 segue seu propósitode equilibrar seus objetivos econômicos através dos princípios cooperativistas,onde saber produzir é tão importante quanto distribuir de forma justa edemocrática.”
Em nome da comunidade de Mondaí, o prefeito do município Lenoir daRocha, agradeceu pelo grande investimento da cooperativa: “Como associado, é umgrande orgulho presenciarmos este importante investimento da A1. Este empreendimento mostra a preocupação da cooperativacom seus associados e com a comunidade. Além disso, este novo e moderno espaço serviráde referência no setor varejista na região, por isso, estamos todos deparabéns,” destacou o prefeito, destacando que o cooperativismo de produção,representado na região pela Cooper A1, mostra queestá muito forte.
Modernas estruturas – As reformasna unidade de Mondaí elevaram a filial da Cooper A1 a uma das mais modernasestruturas varejistas da região. O espaço destinado a área de vendas foi totalmentereformado com instalação de novasgondolas e equipamentos para melhor distribuição e visualização dos produtos; onúmero de caixas foi ampliado e melhorias no sistema de climatização foramrealizadas. A área de vendas do Supermercado e Loja Agropecuária receberamuma ampliação de 2,6 mil metrosquadrados e foram adequadas à comunicação visual e ao novo e moderno layout destinadoà atividade. São mais de 30 mil itens à venda nos setores de alimentos,eletroeletrônicos, bazar, móveis, padaria com espaço de alimentação e açougueclimatizado, além de agropecuária, com os departamentos de materiais deconstrução e veterinária.
A nova unidade possui agoraestacionamento coberto exclusivo de 537 metros quadrados com acesso direto àslojas por elevador e rampa. Segundo o gerente da unidade Larri Brust, tudo foiprojetado para oferecer aos associados e à comunidade de Mondaí as maisavançadas tecnologias do setor varejista. “Foram mais de 60 empresas envolvidasno processo de ampliação e reforma, e todos os detalhes foram planejados paraapresentar um novo conceito de Supermercado e Loja Agropecuária A1 em Mondaí e região.”Segundo Larri Brust, com as melhorias nas áreas de venda, a cooperativa buscaum crescimento de 50% nas vendas, nos próximos dois anos.
Além das lojas acooperativa investiu na readequação dos escritórios destinados a administraçãoda filial, e na construção de um auditório. Tudo para atender adequadamente a demanda de operacionalizaçãodas atividades administrativas da unidade. Ao todo a unidade conta agora commais de quatro mil metros quadrados.
Localizada na Avenida Lajú,a unidade da Cooper A1 de Mondaí possui atualmente 100 colaboradoresdistribuídos entre administrativo, Supermercado, Agropecuária A1 e Fábrica deRações. A unidade possui mais de 460 associados.
Presenças – Além dosassociados e comunidade, o ato inaugural teve a presença da diretoria executivada A1: presidente, Elio Casarin; 1º vice-presidente e gerente geral, Lauri InácioSlomski, 2º vice presidente, Santo Tumelero; do prefeito de Mondaí, Lenoir daRocha; do 1ª presidente da CooperativaAgropecuária de Mondaí; Érico Rower;do presidente da Cooperativa Agropecuária de Mondaí quando da fusão Walter Schütel,e demais autoridades cooperativistas, políticas e empresariais.
Sobre a Cooper A1 - Sediada em Palmitos (SC), a Cooper A1 é amais antiga cooperativa de produção de atividades ininterruptas de SantaCatarina e completará, em 2013, 80 anos. Com mais de 7.200 famílias associadas e900 colaboradores, a cooperativa atua em 16 municípios das regiões Oeste deSanta Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Focada em negócios de interessedos associados, a Cooper A1 desenvolve atividades de cereais, suinocultura,bovinocultura de leite, avicultura, industrialização de rações e concentrados,comercialização de bens de consumo, serviço técnico no campo e projetossociais. Todos os trabalhos são permeados para promover o desenvolvimentosustentável dos pequenos e médios produtores associados, agregando valor a suaprodução e atuando como importante reguladora de mercado.