Está na hora de começar o planejamento para a próxima safra.Agricultores familiares que vão financiar o custeio agrícola na safra2013/2014, a partir de julho deste ano, podem planejar suas ações começando coma análise de solo.
“Os agricultores devem fazer as análises com antecedência, para teremo resultado antes do momento de fazer um contrato ou de renovar as operações”,observa o coordenador do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), José CarlosZukowski, da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério doDesenvolvimento Agrário (SAF/MDA).
As análises trazem vários benefícios. “A análise química é importantepara verificar a necessidade de adubação e correção do solo”, explica ocoordenador do Seaf. “A medida pode aumentar a produtividade da lavoura,reduzir o desperdício e os gastos desnecessários com insumos”, eleacrescenta. Já a análise granulométrica(textura do solo) possibilita conhecer melhor o potencial do terreno eidentificar o manejo mais adequado para a lavoura.
A análise da textura da terra também é necessária para verificar acapacidade de retenção de água pelo solo e o enquadramento no ZoneamentoAgrícola, uma importante ferramenta para gestão de riscos na agricultura,utilizada nos seguros agrícolas.
O que o agricultor deve fazer
Antes de tudo, o agricultor deve procurar orientação de um técnicopara coletar amostras de solo que serão encaminhadas ao laboratório.
em seguida, deve apresentar o resultado das análises de solo ao bancoquando for contratar financiamento de custeio agrícola amparado pelo Seaf oupelo Proagro Tradicional. Na safra2013/2014, esse procedimento é necessário para operações acima de R$ 5 mil. Obanco poderá aceitar análise química com até dois anos e análise granulométricacom até dez anos.
Juntamente com as análises de solo, o agricultor deve entregar aobanco a recomendação de uso de insumos. Para isso, precisará de orientação deum engenheiro agrônomo ou técnico agrícola.
Seaf
O Seaf cobre até 100% do valor financiado no custeio agrícola doPronaf e mais uma parcela de renda até 65% da Receita Líquida Esperada doEmpreendimento (RLE), limitada a R$ 7 mil. A indenização é proporcional àperda, que deve ser maior do que 30% da Receita Líquida Esperada.
O Seaf é formalizado automaticamente quando o agricultor contratafinanciamento de custeio agrícola do Pronaf. O agricultor pode aderir àcobertura adicional para pagamento de prestações de financiamento deinvestimento do Pronaf.
Fonte: MDA