A construção de ferrovias é mais importante para o país do que aduplicação ou ampliação da malha rodoviária. A avaliação é do presidente daEmpresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. Para ele, opaís está invertendo a sua logística, pois faz o transporte de longa distânciapor meio das rodovias e utiliza as ferrovias apenas para curtas distâncias.
“E qualquer análise que se faça diz exatamente o contrário: a ferroviaé mais competitiva na longa distância e a rodovia é mais competitiva na curtadistância. Nós temos um custo logístico muito alto em função dessa inversão,estamos transportando da forma errada, e a rodovia é estruturalmente mais carado que as outras modalidades na longa distância”, avalia.
Segundo Figueiredo, um único trem é capaz de substituir até 300caminhões no transporte de cargas. Para ele, é preciso providenciarurgentemente a substituição do transporte rodoviário pelo ferroviário, porqueisso vai impactar positivamente nos portos, no descongestionamento dasrodovias, na travessia dos centros urbanos e na redução do custo logístico.“Temos que construir urgentemente uma malha interior que permita tirar apressão que tem no [sistema] rodoviário hoje e transferir a carga com menorescustos para o ferroviário”.
O Programa de Investimentos em Logística, lançado em agosto do anopassado pelo governo federal, prevê a duplicação de 7,5 mil quilômetros derodovias e a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias, com concessão àiniciativa privada.
Fonte: Agência Brasil