comunicação Últimas Notícias

Minas tem maior safrinha de milho da história (Sec. Agricultura de MG)

Compartilhar

Minas Gerais está colhendo a maior safrinha de milho da história, umvolume estimado de 560,7 mil toneladas, informa o IBGE com base em levantamentorealizado no mês de abril. De acordo com avaliação da Secretaria de Agricultura,Pecuária e Abastecimento (Seapa), o volume equivale a 7,6% da safra total dogrão no Estado, que deve alcançar 7,4 milhões de toneladas.

A safrinha é resultado do cultivo em áreas antes ocupadas com cultivogeralmente de soja precoce, no caso de Minas Gerais. O milho pode ser cultivadotambém por meio da rotação de cultura, explica Luiz Fernando Ferreira,coordenador técnico estadual (Upec) da Emater-MG, vinculada à Seapa.

Ele ainda explica que o plantio da safrinha pode ser destinado tambémà produção de semente, opção feita pelos produtores de Unaí (região Noroeste doEstado) no ano passado. “A definição do plantio de safrinha depende dasperspectivas de mercado”, enfatiza.

Para o superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, JoãoRicardo Albanez, os dados atuais da safrinha de milho sinalizam para ocrescimento desse cultivo em Minas.“Há cinco anos, a produção estadual era de176 mil toneladas. Portanto, o crescimento nesta safra é de 219%”, informa.

Albanez diz que a safrinha de milho também é crescente no Brasil edeve alcançar 43,2 milhões de toneladas ante os 39,1 milhões de toneladasregistrados em 2012. “O volume equivale a 55,3% da safra nacional de milho,sendo o Mato Grosso líder da produção, com 15 milhões de toneladas. Em segundolugar está o Paraná, com 10,2 milhões de toneladas, ficando o Mato Grosso doSul em terceiro com 6,1 milhões de toneladas.”

Segundo o relatório do IBGE, no início deste ano havia a sinalizaçãode interesse dos agricultores mineiros em aumentar a produção de milhosafrinha, o que se confirmou. Em abril foram reavaliadas pelos pesquisadores doinstituto as áreas em lavouras do Triângulo Mineiro, e os pesquisadoresidentificaram cultivo também em diversos municípios do Centro-Oeste,possibilitando a estimativa de recorde para a segunda safra de milho do Estado.

Força do Noroeste

No ranking das regiões das regiões produtoras de segunda safra, aNoroeste está em primeiro lugar, com 246,5 mil toneladas, 43,9% do total.Depois vem o Alto Paranaíba, com 125,2 mil toneladas, participação de 22,3%.Triângulo e Sul de Minas têm 94,9 mil toneladas (16,9%) e 54,9 mil toneladas(9,8%), respectivamente. Norte e Centro Oeste registram participações de 20,7mil toneladas (3,7%) e 10,8 mil toneladas (2%).

Entre os municípios que apresentam maior produção de milho safrinha, aliderança é de Paracatu (Noroeste), com estimativa de 88,2 mil toneladas. Osegundo colocado é Coromandel (Alto Paranaíba), 79,8 mil toneladas, e noterceiro lugar está Unaí (Noroeste), 72 mil toneladas. Boa Esperança (Sul) eBuritis (Noroeste) têm estimativas de 40,5 mil toneladas e 33,6 mil toneladas.

Safrinha de milho/MG

Produção: 560,7 mil t (7,6% da safra total do grão)

Evolução em cinco anos: 219%

 

Ranking

Noroeste:246,5 mil t (43,9%)

AltoParanaíba: 125,2 mil t (22,3%)

Triângulo:94,9 mil t  (16,9%)

Sul: 54,9mil t (9,8%)


Fonte: Sec.Agricultura de MG

Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2024 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50