VALORIZAÇÃO DA MULHER
Encontros Regionais Mulher A1/Sicoob reúnemmais de mil mulheres da área ação da Cooper A1
Mais de mil mulherescooperativistas participaram dos Encontros Regionais 2013 do programa Mulher A1/Sicoob.Foram três etapas, no dia 13 de abril, em Rodeio Bonito (RS), e neste mês demaio, nos dias 21, em Palmitos, e dia 23, em Iporã do Oeste. A temática doseventos, organizados pela cooperativas Cooper A1 e do sistema Sicoob Oestecredie Creditapiranga, focaram na conscientização sobre a importância de potencializara participação da mulher no sistema cooperativista.
De acordo com acoordenadora geral do programa, Ivânia Zingler, os eventos buscaram fortalecer aparticipação e valorizar o talento das mulheres no cooperativismo. “OsEncontros foram um sucesso, com participação expressiva das mulheres ligadas àscooperativas de produção e de crédito, e consistentes em termos de conteúdo edifusão de conhecimento,” avaliou a coordenadora.
A importância das mulheres no cooperativismo foi otema central dos encontros, através de palestra ministrada pela presidente da Cooperativa Educacional Magna e vice-presidente da Organização das Cooperativasdo Estado de Santa Catarina (Ocesc), Elizeth Pelegrini. “O modelo moderno de gestão das cooperativas, necessita da figurafeminina, que têm perfil, habilidades e competências próprias, e que é capaz detornar as cooperativas sustentáveis e, principalmente, duradouras,” enfatizou Elizeth.
Pelegrini incentivou aparticipação mais ativas das mulheres, lembrando que a presença feminina nosistema ainda é pequeno. “A mulher não tem que competir com o homem, mas estarao seu lado, e, com suas características naturais, como competência, sensibilidade,afeto e carinho, contribuir com um sistema cooperativista cada vez mais forte”.
O presidente da Cooper A1, engenheiroagrônomo Elio Casarin, participou da abertura dos encontros e convidou asmulheres a se engajar no do sistema cooperativista. “As mulheres têm influênciadecisiva na sociedade e, por isso, é importante que tenham conhecimento sobre ofuncionamento das cooperativas, para que possam contribuir em levar a mensagemdo cooperativismo até suas famílias e comunidades.”
Etapas - Os EncontrosRegionais, realizados por etapas. No dia 13 de abril, em Rodeio Bonito (RS),quando reuniu mulheres dos municípios da área de ação da A1 no Rio Grande doSul: Rodeio Bonito, Alpestre, Erval Seco, Novo Tiradentes e Planalto. No dia 21de maio, em Palmitos, reuniu mulheres de Palmitos, Caibi, Mondaí e Riqueza. Eno dia 24, em Iporã do Oeste, com as mulheres de Iporã do Oeste, Itapiranga, SãoJoão do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Belmonte. Os eventos contaram ainda com a apresentação da peça As Comadres do grupo de teatro DuAvessu. Além das mulheres ligadas às três cooperativas, os Encontros Regionais foramprestigiadas por dirigentes das cooperativas envolvidas, além de autoridadeslocais.