comunicação Últimas Notícias

Governo pode intervir no abastecimento de milho na região Sul (Mapa)

Compartilhar

O Governo Federal vai auxiliar no abastecimento de milho na região Suldo País este ano, caso necessário. A informação foi dada pelo secretário dePolítica Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, durante reunião nasede da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), em São Paulo, nestaquarta-feira, 12 de junho.

De acordo com Neri Geller, os estoques públicos da Companhia Nacionalde Abastecimento (Conab) podem ser acionados. “É preciso ter equilíbrio. OGoverno Federal vai intervir, caso necessário, para viabilizar alternativas decompra do cereal aos produtores de aves e suínos e também à agroindústria”,afirmou.

O abastecimento será garantido por meio de leilões de Prêmio paraEscoamento de Produto (PEP) ou de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural(Pepro), visando tanto apoiar a comercialização de milho nos principais estadosprodutores quanto viabilizar uma alternativa aos produtores para comprarem ocereal.

Para recompor os estoques públicos neste ano, o Governo Federalpretende adquirir 2 milhões de toneladas de milho por meio de contrato deopção, modalidade na qual o produtor pode ou não vender o produto ao Governo emum período pré-determinado. Mais um milhão de toneladas do cereal serãocompradas por contrato a termo, onde o produtor é obrigado a entregar o produtopara armazéns indicados pela Conab em data futura.

A região Sul já vinha sendo contemplada com leilões públicos doproduto. O Nordeste também tem recebido apoio governamental. Por meio da Conab,o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviou quase 600mil toneladas do milho, desde o ano passado, para a região de atuação daSuperintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Fonte: Mapa

Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2024 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50