Há 80 anos, a Cooper A1 acredita e age fortemente no desenvolvimentointegral de seus associados e familiares, sempre embasada na doutrina e nosprincípios cooperativistas. Por isso que, neste sábado, dia 6 de julho, a A1 seune a suas coirmãs do mundo inteiro e comemora o Dia Internacional doCooperativismo.
Celebrado sempre no primeiro sábado do mês de julho, neste ano, aAliança Cooperativa Internacional (ACI), entidade que reúne cooperativas demais de 150 países, escolheu como tema: “Empresas cooperativas continuam fortesem tempos de crise”. A definição da frase quer oportunizar uma reflexão acercada diferença das cooperativas, onde em meios a crises enfrentadas pela economiamundial, as empresas cooperativas crescem em número de associados, capital evolume de negócios.
Para o presidente em exercício da Cooper A1, engenheiro agrônomo SantoTumelero, o cooperativismo prova que é possível fazer o trabalho econômico comdemocracia, transparecia e honestidade. “Em tempos em que a principalpreocupação é o lucro a qualquer custo, o cooperativismo focaliza nas pessoas,no crescimento sustentável de todos os envolvidos (associados, colaboradores ecomunidade) aumentando sua atuação no mercado e, ao mesmo tempo, distribuindorenda e gerando empregos.”
Cooper A1 – Crescimento e solidez
A Cooper A1 tem muito o que comemorar neste Dia Internacional doCooperativismo. Com 80 anos de funcionamento ininterrupto, que serãocompletados em 1º de outubro de 2013, a A1 atua na região berço docooperativismo agropecuário e de crédito catarinense. Exemplo de empresacooperativa que alia o uso de tecnologias e ferramentas gerenciais modernas aosprincípios do cooperativismo, a A1 tem contribuído para e elevação dos níveisde produtividade no campo, renda e qualidade de vida de toda família A1.
Nos últimos anos, a Cooper A1 tem apresentado excelentes desempenhoseconômico-financeiros, fruto de associados participativos, colaboradorescomprometidos e uma gestão profissional e estratégica. A A1 passa por uma fase de expansão orgânica,incluído investimentos em infraestruturas administrativas, operacionais e nasáreas de venda, para a prestação de serviços com qualidade aos seus mais de7.300 associados, aos cerca de 940 colaboradores e também aos clientes.
Faz parte dos associados e dacomunidade
Segundo Santo Tumelero, A1 tem o constante desafio de desempenhar seuduplo propósito no mercado, enquanto empresa econômica e sociedade de pessoas,doutrinariamente regida por princípios. No entanto, de acordo com o presidenteem exercício, é este equilíbrio que torna a Cooper A1 um importante instrumentode desenvolvimento econômico e social dos associados e de toda comunidade ondeestá inserida.
“Nosso foco é oprodutor rural associado, através da prestação de serviços, assistênciatécnica, educacional, fornecimento de insumos, aquisição da produção edisponibilização de estrutura. Mas a A1 também mantem, em todos estes anos, umgrande relacionamento com acomunidade onde está inserida, ao ser uma reguladora de preços no mercado;através da participação e desenvolvimento de ações comunitárias; geração deempregos e recolhimento de tributos aos cofres públicos.
Santo Tumelero conclui destacando que, acima de tudo, esteDia Internacional do Cooperativismo, é momento de celebrar a força do trabalhoe da união na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.