Alunos, pais eprofessores integrados em atividades de cooperação, amizade e integração. Estefoi o espírito da 2ª Gincana Cooperativa “Por Uma Comunidade Melhor”, realizadano último sábado (20/7), no Núcleo Educacional Municipal Aluíno Knapp, da LinhaDiamantina, Palmitos. A atividade, realizada com crianças do Ensino Fundamentalda escola, integrou as ações do programa social Cooperjovem, desenvolvidoatravés da Cooper A1 em parceria com o Sescoop.
Dinâmicas deincentivo a ajuda mútua, trabalho de equipe e companheirismo, integraram oevento. “O objetivo maior da gincana cooperativa, é mostrar que praticando a cooperação, épossível construir uma comunidade mais feliz e unida, que compreende suaslimitações e trabalha junto para superá-las, e comemora junto suas conquistas,”diz a coordenadora do programa Cooperjovem na Cooper A1, Ivania BegniniZingler.
Uma dasprofessoras da escola que trabalham com o Cooperjovem, Marlene Back comentousobre a importância da atividade para a comunidade escolar. “Estamos inseridosem mundo individualista e competitivo, e a gincana cooperativa, bem como, todasas atividades do Cooperjovem realizadas em nossa escola, proporcionam uma reflexão e resgate de valorescomo, união e amizade e incentivam atitudes diárias decooperação, e que através disto, é possível às pessoas se tornarem maishumanas,” avalia a professora.
Cooperação em sala de aula
OCooperjovem foi implantando na área de ação da Cooper A1 em 2010, no Núcleo EducacionalMunicipal (NEM) Aluíno Kanpp, de Palmitos. No decorrer deste período, vem seobjetivando uma educação pela cooperação em que se busca o processo dahumanização, criando um clima de amizade, confiança e respeito para com opróximo.
Participamefetivamente do Cooperjovem as turmas do 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamentalda escola. Diversas atividades com foco nos princípios, valores e naprática da cooperação são desenvolvidas no ambiente escolar, entre elas, leiturade gibis da cooperação, criação de painéis, textos, redações e poemas inerentesao tema; teatros e gincanas cooperativistas. Para envolver um maior número de alunos, sãotrabalhadas as bases da cooperação com os anos iniciais através de atividades artísticase recreativas.
Umadas iniciativas mais significativas do Cooperjovem no NEM Aluíno Knapp foi aimplantação, em 2012, do minimercado cooperativista, que possibilitaàs crianças vivenciaram importantes conceitos de cidadania, alémde conscientizar sobre o valor do dinheiro e do trabalho, sempre tendo comobase a cooperação e a ajuda mútua.
Segundoa coordenadora Ivania Begnini Zingler, o Cooperjovem incentivou odesenvolvimento de atividades cooperativistas na escola com o envolvimento detodos os alunos, bem como, de toda comunidade escolar. Hoje, o NEM Aluíno Knappadota uma proposta educacional com atividadesque incluem e disseminam a filosofia e a prática do cooperativismo em toda aescola.