Considerando a importância e o expressivo crescimento da produção deleite entre os agricultores familiares do Médio Alto Uruguai do Rio Grande doSul, a Cooper A1 tem intensificado suas ações de fomento da atividade entreseus associados naquela região. Na última quinta-feira (25), a cooperativapromoveu, em Alpestre (RS), mais uma atividade com o objetivo aproximar o produtorrural das melhores tecnologias desenvolvidas para a produção do leite: um Diade Campo sobre criação de bezerras e manejo de pastagens. Cerca de 20 famílias participaramda atividade.
Segundo a médica veterinária da Cooper A1 na região, Jaqueline Alves, criaçãode bezerras e nutrição são fatores fundamentais para a produção de leitesustentável. “Práticas e planejamentos adequados,tanto no cuidado com as bezerras, que são as futuras matrizes produtoras de leite,quanto na nutrição, com alimentos de alta qualidade e uma dieta equilibrada, sãofatores determinantes para redução de custos, melhoria da qualidade do rebanhoe o consequente aumento da produtividade e da qualidade do leite,” dizJaqueline.
O dia de campo foi realizado na propriedade o associado Vilmar Czis, de Linha Sertãozinho, Alpestre, que está apostando na venda de leite após a chegada da A1 ao município. “Antes produzíamosleite basicamente para subsistência e, com a chegada da A1, que nosdisponibiliza acompanhamento e assistência técnica, nos sentimos seguros parainvestir na atividade leiteira que está se apresentado uma ótima alternativa dediversificação e resultados econômicos.”
Leite A1
Desde que chegou ao Médio Alto Uruguai gaúcho, a Cooper A1 trabalha paratornar a atividade de bovinocultura de leite cada vez mais viável e rentávelaos produtores associados naquela região. O intuito é elevar os principaisíndices que definem a qualidade do leite e a atender as normas vigentes,ampliando as vantagens dessa atividade econômica, através do aumento daprodutividade e dos rendimentos dos produtores.
A cooperativa adota uma política específica para a atividade, quenormatiza todas as operações de fomento, recebimento e comercialização de leite.Em 2012 a Cooper A1 entregou aproximadamente 104 milhões de litros de leitepara industrialização. Os municípios do Rio Grande do Sul já representam 29% de toda produção de leite da A1.
Todo o volume de leite produzido entre os associados éentregue à Coopercentral Aurora Alimentos.