Assumir o comando das propriedades rurais e tornar as atividades deprodução primária um negócio rentável e que traga qualidade de vida. É pensandonos desafios da sucessão familiar no campo e na propagação do cooperativismoagropecuário, que a Cooper A1 promoverá um curso destinado exclusivamente aosjovens ligados a cooperativa.
A capacitação com o tema Papeldos Jovens no Cooperativismo será realizada de 26 a 31 de agosto e no dia 2de setembro, e abordará conceitos sobre a história, princípios, valores docooperativismo, a Cooper A1, o cooperativismo, e a sucessão familiar napropriedade.
“Tendo em vista que a cooperativa é o elo entre o mercado e osinteresses econômicos do quadro social, o objetivo é de proporcionar àjuventude ligada a A1, a compreensão em torno da essência da cooperativa e docooperativismo e, a partir disto, buscar uma maior aproximação e envolvimentodos jovens com a Cooper A1,” destaca o presidente da Cooper A1, Elio Casarin.
Cronograma – Os cursosserão realizados por microrregião, em sete municípios da área de ação da A1: Itapiranga (26/08); Descanso (27/08); Palmitos (28/08); Rodeio Bonito (29/08); Planalto (30/08); Mondaí (31/08) e Iporã do Oeste (02/09). Os cursos serãodas 13h:30min às 17 horas. Para osjovens interessados, maiores informações podem ser obtidas nas unidades daCooper A1.
Cursoscooperativismo
Em 2013, ao comemorar seus 80 anos, a Cooper A1 passa por um momentode resgate de sua essência. Alicerçada no 5º princípio do cooperativismo:Educação, Formação, Informação e interesse pela comunidade, a cooperativa estáinvestindo em educação cooperativista, através de uma série de cursos sobreCooperativismo.
Até o fim do ano, mais de mil pessoas, entre associados ecolaboradores participam de treinamentos, que são desenvolvidos em parceria como Serviço Nacional (Sescoop/SC) e ministrados pelo especialista emcooperativismo Ney Guimarães. Nos próximos meses, além dos jovens, tambémreceberão o treinamento, de 16 a 20 de setembro, as mulheres associadas, esposasou filhas de associados da A1.