A Cooper A1 está prestes a implantar um plano degerenciamento de resíduos de serviços de saúde animal gerados nas propriedadesrurais ligadas à cooperativa. O Programa Coleta Segura, voltado ao tratamento edestinação final adequada de frascos e resíduos de vacinas e medicamentos, serálançado na próxima segunda-feira (19/08). O plano será desenvolvido em parceriacom a Coopercentral Aurora e vai envolver os setores produtivos desuinocultura, bovinocultura de leite e avicultura da cooperativa.
Segundo o responsável pelo programa na Cooper A1, EgonGrings, trata-se de uma ação sistemática permanente, que vai regularizar aspropriedades rurais associadas de acordo com a legislação ambiental. “Oobjetivo é garantir o uso sustentável dos recursos naturais, a preservação do meioambiente e a saúde da comunidade,” destaca Egon Grings. O programa incluirá aarmazenagem, coleta, transporte, tratamento e destino final de resíduos, como, seringas, agulhas,bisturis, luvas, insumos contaminados por procedimentos, frascos de produtosveterinários, etc.
Lançamento
O lançamento oficial do Programa Coleta Segura será nasegunda-feira (19/08), a partir das 8h:30min, na Associação dos Funcionários daCooper A1, em Palmitos. Participarão gestores da Cooper A1 e da Coopercentral Aurora, autoridades de órgãos públicos, além de entidades ligadas aomeio ambiente. Após o lançamento, a equipe técnica da A1 será treinada pelaempresa Atitude Ambiental, que será responsável pelos treinamentos dosenvolvidos e pela operacionalização da coleta.