Treinamentos, reunirãocerca de 800 jovens, e acontecem em Itapiranga, Descanso, Palmitos, RodeioBonito (RS), Planalto (RS), Mondaí e Iporã do Oeste
Pensando nos desafios da sucessão familiar no campo e na propagação docooperativismo agropecuário, a Cooper A1 iniciou, nesta segunda-feira (27), emItapiranga, o ciclo de sete cursos sobre Cooperativismo voltados aos jovensassociados ou filhos de associados. Com o tema Papel dos Jovens no Cooperativismo, os cursos serão realizados por microrregiõesda área de ação da A1, e buscam incentivar a maior participação da juventude naCooper A1 e mostrar como o cooperativismo pode ser uma alternativa de melhoriade renda e qualidade de vida no meio rural. Cerca de 800 pessoas, entre 15 e 30anos, dos 16 municípios com unidades da A1, devem participar dos encontros queirão até 2 de setembro.
Segundo o presidente da Cooper A1, Elio Casarin, os treinamentos visamincentivar os jovens a permanecer no campo, gerindo seu próprio negócio econscientes de que o sistema cooperativista é um apoio para o fortalecimento desuas atividades. “Ao entender os pressupostos do cooperativismo, os jovens sabemque podem contar com um sistema que possibilita maior produtividade, receita,acompanhamento das novas tecnologias, preservação ambiental e melhor qualidadede vida dos produtores rurais e da sociedade como um todo.” destaca ElioCasarin.
Os cursos também buscam motivar os jovens a participar de forma maisativa e consciente na A1, com perspectivas e ideias contemporâneas, contribuindocom o sucesso da entidade.
Ministrados pelo especialista em cooperativismo, professor NeyGuimarães e têm o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo(Sescoop/SC). O conteúdo aborda conceitos sobre a história, princípios, valorese missão do cooperativismo e da Cooper A1, e a sucessão familiar napropriedade.
Os treinamentos irão até o dia 2 de setembro, conforme o cronograma: Itapiranga (26/08); Descanso (27/08); Palmitos (28/08); Rodeio Bonito (29/08); Planalto (30/08); Mondaí (31/08) e Iporã do Oeste (02/09).
Cursos cooperativismo - Em 2013, ao comemorar seus 80 anos, a Cooper A1 passa porum momento de resgate de sua essência. Alicerçada no 5º princípio docooperativismo: Educação, Formação, Informação a cooperativa está investindo emeducação cooperativista, através de uma série de cursos sobre Cooperativismo.Nos próximos meses, além dos jovens, também receberão o treinamento, de 16 a 20de setembro, as mulheres associadas, esposas ou filhas de associados da A1.