“Está claro para a direção da Cooper A1 que este é um momento em queprecisamos voltar nossos esforços à educação cooperativista continuada, naorganização e formação do quadro social. Uma cooperativa tem sucesso, quandotodos os aspectos de sua atuação é bem disseminada entre associados efamiliares. Investir na melhoria da família cooperativista, é construir umacooperativa mais forte, tornar o agronegócio cada vez mais produtivo eeficiente e contribuir com a qualidade de vida dos associados.”
Esta foi a declaração do presidente da Cooper A1, Elio Casarin, durantemais um ciclo dos cursos de Cooperativismo, realizados na última semana, 16 a20 de setembro. A etapa foi destinada as mulheres ligadas a cooperativa e tevecomo tema central: O protagonismo feminino no cooperativismo. Ao todo, cerca demil mulheres, dos 16 municípios com unidades da A1, de Santa Catarina e do RioGrande do Sul, participaram da ação.
Os cursos foram ministrados pelo professor Ney Guimarães, especialistaem cooperativismo e que está realizando, em 2013, um trabalho de sensibilizaçãocooperativista com o quadro social e funcional da A1.
Segundo Ney Guimaraes, as mulheres são educadoras por natureza, e suasensibilidade é capaz de promover grandes transformações no ambiente produtivorural e familiar. Para Ney, buscar a maior atuação e integração da mulher docontexto da cooperativa, é construir uma cooperativa mais harmônica e próximada família associada.
Este foi mais um ciclo de cursos sobre educação cooperativista promovidopela Cooper A1, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem doCooperativismo (Sescoop/SC).
Em 2013, ano em que completa 80 anos, a cooperativa está intensificandoseus investimentos na organização de seu quadro social. Ao todo, mais de trêsmil pessoas, entre funcionários e associados, jovens, mulheres e líderes,participam dos cursos que visam aumentar o conhecimento sobre a filosofia docooperativismo e política de trabalho e o funcionamento da Cooper A1, atravésda sua estrutura organizacional e dos benefícios que são disponibilizados aos associados.