comunicação Últimas Notícias

OITO DÉCADAS DE COOPERATIVISMO: A1 comemora 80 anos

Compartilhar

“Temos a honra decomemorar 80 anos sendo uma cooperativa sólida e respeitada, que congrega duasgerações de famílias associadas, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico,econômico e social do oeste catarinense.” A declaração foi feita pelopresidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin, durante o evento em comemoraçãodos 80 anos da cooperativa, completados nesta terça-feira, dia 1º de outubro.

A solenidade foirealizada em frente a unidade de Palmitos, e reuniu a diretoria executiva, o 1ºvice-presidente, Lauri Inácio Slomski; 2º vice-presidente, Santo Tumelero; osecretário Egon Grings; gerente da unidade, Gilnei Caumo, gerentes deatividades; líderes associados; conselheiros e colaboradores da matriz eunidade.

Em seupronunciamento, o presidente Elio Casarin enalteceu o trabalho e dedicação detodos que contribuíram para o sucesso da Cooper A1 e suas antecessoras,associados, ex-presidentes, conselheiros e funcionários. Destacou, em especial,o pioneirismo e visão empreendedora de Otto Erich Winckler, fundador da SociedadeCooperativista Mista de Palmitos, antecessora da Cooper A1.

“Os 80 anos da CooperA1 e seu crescimento contínuo, é resultado do trabalho de pessoas desta terra,que tem o cooperativismo em seu DNA. É por isso que, essa longa trajetóriaininterrupta de conquistas, desafios e sucesso, só é possível porque as pessoassempre acreditaram e andaram em uma única direção. A Cooper A1 foi criada paramelhorar a vida das pessoas e esse propósito é perpetuado ao longo de oitodécadas,” destacou o presidente Elio Casarin.

A comemoração pelapassagem dos 80 anos, foi realizada em todas as 16 unidades da Cooper A1, queorganizaram o corte de bolo coletivo com a presença de convidados especiais. Emtodos os locais, uma homenagem aos pioneiros, fundadores, e às pessoas que construírama história de sucesso da cooperativa e suas antecessoras.

A1em festa

A programação em comemoraçãoaos 80 anos de funcionamento continua até o fim do ano. Durante todo mês deoutubro, as lojas da cooperativa estão com uma grande promoção “Em nossoaniversário, a festa é pra você”. São mais de 170 itens em oferta nosdepartamento de eletroeletrônicos, móveis, bazar, agropecuária e materiais deconstrução, além de 70 ofertas especiais na promoção quinzenal da RedeCooperativa de Supermercados.

Aindaem outubro, será lançado o Jornal Cooper A1. A primeira edição será especial econtará, em mais de 50 páginas, parte da históriada Cooper A1 e suas antecessoras.

No dia 25 de outubro,em Palmitos, a cooperativa promoverá o Jantar de Reconhecimento, com homenagensaos sócios mais antigos e ex-dirigentes. Está programado ainda, até o fim doano, a inauguração da nova fábrica de rações, em Palmitos.

Ahistória

Aorigem da Cooper A1 deriva da criação da SociedadeCooperativa Mista de Palmitos, constituída no período da colonização do oestecatarinense. Foi idealizada por Otto Erich Winckler, engenheiro agrônomo,natural da Alemanha, que viu a necessidade de implantar na região o modelo desociedade cooperativa, para auxiliar os agricultores na organização e venda desua produção a preços justos.

Aperpetuação da Sociedade Cooperativa Mista de Palmitos seu deu através da uniãoentre cooperativas agropecuárias do oeste catarinense. Tendo sempre o produtorrural como foco, a trajetória é marcada por fusões e incorporações que possibilitaramaumento de escala, redução de custos e a criação de uma respeitada identidadecooperativa regional.

Fusões e Incorporações

Em 1976 aSociedade Cooperativa Mista de Palmitos e a Cooperativa Agropecuária de Mondaíefetuaram a fusão que originou a Cooperativa Regional Arco Íris Ltda., queatuou em Palmitos, Caibi, Mondaí, Riqueza e Iporã do Oeste por 24 anos. Em 2000a Cooperarco concretizou fusão com a Cooperativa Santa Lucia (Cooperlucia), deDescanso, aumentando sua área de atuação para Descanso, Belmonte e SantaHelena. Neste momento a cooperativa trocou seu nome para Cooperativa A1 (A: dosegmento agropecuária; 1: mais antiga de Santa Catarina).

Em 2003,ocorreu a fusão com a Cooperativa Agropecuária Itapiranga (Cooperita), passandoa atual em Itapiranga e São João do Oeste. Em 2004 a A1 iniciou sua atuação noRio Grande do Sul, abrindo filiais em Planalto e Rodeio Bonito e, posteriormenteem Erval Seco, Novo Tiradentes e Alpestre.

A Cooper A1 hoje

A Cooper A1 chega aos80 anos de funcionamento entre as três maios cooperativas agropecuárias deSanta Catarina. Possuiunidades em 16 municípios: 11 em Santa Catarina e 5 no Rio Grande do Sul.  São cerca de 7.500 famílias associadas e 940colaboradores. É representada por um complexo de 35 filiais para atender asnecessitados dos produtores rurais associados.

Em oitodécadas a cooperativa levoutecnologia, orientação, desenvolvimento e qualidade de vida as famílias e àtoda comunidade da região onde atua. Acooperativa está entre as maiores empregadoras da região e, em todos osmunicípios onde atua, com exceção de Itapiranga, é a entidade que possui maiormovimentação econômica, contribuindo com a geração de riquezas aos cofrespúblicos. 

Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2024 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50