A Cooper A1 iniciou, na segunda-feira(30/9), a etapa de treinamentos com os produtores associados sobre o ProgramaColeta Segura. Até o dia 17 de outubro, cerca de 1.700 famílias integradas nasatividades de aves, suínos e leite, participarão dos treinamentos que repassamorientações sobre os objetivos, importância e os procedimentos práticos doprograma.
Nesta primeira semana, as atividades foramrealizadas com grupos de produtores de Palmitos, Caibi, Riqueza, Mondaí,Itapiranga, Santa Helena e São João do Oeste. Nas próximas semanas ostreinamentos continuam em Tunápolis, Iporã do Oeste, Erval Seco, NovoTiradentes, Planalto, Rodeio Bonito, Alpestre e Erval Seco.
O programa Coleta Segura foi lançado naCooper A1 em agosto, em parceria com a Coopercentral Aurora, Atitude Ambientale laboratórios de medicamentos. Trata-se de plano de gerenciamento, tratamentoe destinação final adequada de resíduos de serviços de saúde animal, comovacinas e medicamentos.
Segundo o coordenador do Coleta Segurana Cooper A1, Egon Grings, o programa é de extrema necessidade, pois alia oprocesso produtivo com os cuidados ao meio ambiente, além de adequar aspropriedades rurais à legislação ambiental. Grings destaca, ainda, a questãomercadológica, já que, atualmente, uma das exigências da indústriaalimentícia nacional e internacional é que os processos de produção sejam desenvolvidos afim de garantirsegurança humana e proteção ao meio ambiente.
“Até agora, os treinamentos estãomostrando produtores interessados e cintes de sua reponsabilidade. Muitos nãosabiam o que fazer com o material de saúde animal gerados em suas propriedades,e este programa vem sanar esta lacuna,” destaca Egon Grings.
Após os treinamentos, os produtoresreceberão bombonas para armazenamento dos resíduos, e serão sistematicamenteinformados sobre o roteiro do recolhimento dos materiais. A equipe técnica daA1, estará à disposição para esclarecer todas as dúvidas.