“Faz parte da gente”. No slogan institucional daCooper A1 o resumo do sentimento que marcou a solenidade em comemoração aos 80anos da cooperativa. Realizado na noite de sexta-feira (25/10), em Palmitos, oevento homenageou cerca de 100 pessoas entre associados mais antigos, ex-dirigentese funcionários com mais tempo de cooperativa.
O presidente da CooperA1, Elio Casarin, declarou que este foi um momento de reverenciar o passado eas pessoas que fizeram parte das cooperativas que hoje formam a A1: SociedadeCooperativa Mista de Palmitos, Cooperativa Agropecuária de Mondaí; CooperativaRegional Arco Íris; Cooperativa Agropecuária Santa Lúcia e de Itapiranga.
“Estas pessoas contribuíramcom o sucesso da cooperativa nestas oito décadas de funcionamento ininterrupto eforam as responsáveis por lançar a semente e fortalecer o cooperativismo agropecuáriona região oeste catarinense,” disse o presidente Elio Casarin.
A solenidade foimarcada pela entrega de troféus com o selo comemorativo dos 80 anos da CooperA1. As lembranças foram entregues pela Diretoria Executiva, e os atuaisconselhos de administração e fiscal. “Cada homenageado recebeu o carinho e a gratidãopor terem acreditado no cooperativismo e sua força transformadora, solidária e capazde trazer justiça aos pequenos produtores rurais,” destacou Elio Casarin.
Além doshomenageados, um importante registro sobre o tempo de cooperativa dos atuaisadministradores: presidente Elio Casarin com 35 anos de cooperativa; o 1º vice-presidentee gerente geral, Lauri Inácio Slomski com 37 anos; o 2º vice-presidente e gerentede Cereais Santo Tumelero e o secretario e gerente de leite, Egon Grings, com25 anos de cooperativa cada.
Além dos homenageadose familiares, o evento reuniu conselhos de administração e fiscal, gerentes daCooper A1, lideranças do cooperativismo e políticas, representantes deinstituição financeiras e empresariais e demais convidados.
Na oportunidade a Cooper A1 recebeu homenagensda Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), através doPresidente Marcos Zordan; da Associação Comercial e Industrial de Palmitos eCâmara de Dirigentes Lojistas (ACIP/CDL); da Assembleia Legislativa do Estadode Santa Catarina, por indicação do deputado Dirceu Dresch; do DeputadoEstadual Mauro De Nadal; do Poder Executivo de Palmitos, além de Sessão Soleneda Câmara de Vereadores de Palmitos.
CooperA1
A Cooper A1 foi constituídae 1º de outubro de 1933, período de colonização do Oeste Catarinense. Ainiciativa foi do engenheiro agrônomo Otto Erich Winckler, que trouxe daAlemanha o modelo de cooperativismo agropecuário. O projeto inicial foi endossadopor outros 17 agricultores, imbuídos pelo desejo de unir forças, para conseguircomercializar sua produção a preços justos e melhorar a vida de suas famílias.
A história da CooperA1 é formada por fusões, incorporações aquisições entre cooperativas agropecuáriasda região Oeste de Santa Catarina e Médio Alto Uruguai do Rio Grande do Sul,que possibilitaram a perpetuação e fortalecimento da cooperativa: SociedadeCooperativa Mista de Palmitos; Cooperativa Regional Arco Íris; Cooperativa deMondaí; Cooperativa Santa Lucia e Cooperativa de Itapiranga; e as Cooperativasagropecuárias de Rodeio Bonito de Planalto e de Erval Seco.
Com sede em Palmitos(SC) hoje a Cooper A1 está entre as três maiores cooperativas agropecuárias deSanta Catarina. Possui 7.500 famílias associadas, 950 colaboradores através de unidadesadministrativas distribuídas em 16 municípios do Oeste catarinense e Médio AltoUruguai gaúcho.
Com um complexoformado por 35 filiais, atua no recebimento, secagem, beneficiamento,armazenagem, industrialização e comercialização da produção de cereais dosassociados; na produção e comercialização de rações e concentrados; na produçãode suínos, aves e leite, através do sistema de parceria com os produtores; na compraem comum de insumos e bens de consumo; além da prestação de serviços, visando odesenvolvimento e a melhoria das condições socioeconômicas dos seus associados.
“Hoje, oito décadas depois, a Cooper A1comemora a conquista de objetivos jamais imaginados pelos fundadores. Somos aforça, o incentivo, a proteção e o orgulho de milhares de agricultores. Levamostecnologia, informação e orientação a campo, colaborando para o desenvolvimentodo cooperativismo e do agronegócio, em busca de um lugar melhor para as futurasgerações,” declarou o presidente Elio Casarin.