No último sábado, 7 de dezembro, a Cooper A1 comemorou em grande estilo,a formatura de com 28 jovens no programa Jovens Lideranças Cooperativistas, oFojolico. A solenidade foi realizada em Palmitos e contou com a presença defamiliares, das cooperativas parceiras e de convidados.
Durante o evento, os dirigentes foram unânimes quanto à importância do Programapara toda a região, bem como, os frutos que as cooperativas já estão colhendo.
O presidente da A1, Elio Casarin ressaltou que, através de programascomo o Fojolico, está se formando uma geração cooperativista, que demostra espíritode liderança e que começa a assumir funções importantes em suas propriedadesrurais e nas cooperativas.
Marcos Antonio Zordan, presidente da Organização das Cooperativas deSanta Catarina (Ocesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem do CooperativismoSescoop/SC) comentou sobre os esforços em promover a formação de jovensagricultores. “Santa Catarina é o estado do Brasil com maior porcentagem dejovens voltando à propriedade rural para desenvolver as atividades com profissionalismo,rentabilidade e qualidade de vida. Vamos continuar contribuindo para que estenúmero seja cada vez maior,” disse.
A 3ª turma do programa Jovens Lideranças Cooperativistas da Cooper A1iniciou em 2012. Foram 21 meses e cerca de 290 horas de formação.
A coordenadora do programa na Cooper A1, Luisa Jaehn, destacou que todosos esforços formaram jovens com maior envolvimento na cooperativa e nasociedade, assumindo a condição de líderes em suas comunidades, além de maispreocupados com o andamento de suas propriedades rurais.
Asolenidade de formatura contou ainda com formandos e familiares dascooperativas parceiras no projeto Auriverde e Cooperitaipú.
Fotos:Vignatti Fotografias