Mais de150 produtores integrados de leitões, participaram, no dia 10 de dezembro, doSeminário Técnico Cooper A1 – Agroceres PIC. A 11ª edição do tradicional eventofoi realizada em Mondaí, e teve como tema central a revisão de técnicas demanejo.
O gerenteda atividade de suinocultura da A1, Paulo Costacurta, explica que, mais umavez, o evento levou aos suinocultores informações técnicas para elevar osresultados zootécnicos e econômicos da atividade. “Este Seminário é sempremuito aguardado pelos produtores da A1, pois, apresenta informações relevantese atuais, inovações técnicas, perspectivas e desafios futuros da suinocultura,”destaca Costacurta.
Programação
A 11ª edição do Seminário Cooper A1 Agroceres PIC focou na discussão deaspectos técnicos de manejo, através de duas palestras.
Na primeira, cujo tema foi "Manejo Reprodutivo - Pontos-Chave paraAlta Produtividade", Vinícius de Moraes, da área de Serviços TécnicosAgroceres PIC, destacou um a um os principais procedimentos que compõem omanejo reprodutivo de matrizes. Segundo Moraes, a execução adequada de cada umdeles é fundamental para maximizar o potencial produtivo da propriedade.
Na apresentação seguinte, Carlos Dal Piva, médico veterinário da CooperA1, falou sobre o manejo em bandas, explicando seu funcionamento, suasprincipais características, requisitos necessários para sua adoção e benefíciosdo sistema. Piva falou ainda sobre ambiência - enfatizando a importância daadoção de cuidados especiais nas coberturas de verão -, e deu dicas para a otimizaçãoda mão-de-obra nas propriedades suinícolas.
Durante o evento, a Agroceres PIC fez uma homenagem a Cooper A1 pelos 80anos completados em 2013. Dirigentes da A1 receberam uma placa comemorativa daempresa, que é parceira da cooperativa há 12 anos.
Produtores Destaque
Durante do evento, a Cooper A1 também realizou a Premiação dos Produtores DestaqueRegional. A atividade premiou o melhorprodutor de cada uma das cinco microrregiões da A1, tendo como critério o númerode leitões vendidos por matriz no ano. O objetivo é destacar produtores deleitões que estão fazendo um diferencial.
Os melhores de 2013 são:
Antonio Fiorese (região 1); ArnoHeneka (região 2); José Specht (região 3); Adalípio Lambrecht (região 4) eOsmar Spironelo (região 5).
Suinocultura CooperA1
Em 2013 a Cooper A1 iniciou um importante processo de mudanças no sistemade produção. A cooperativa vem gradativamente, substituindo o tradicionalmanejo de lotes semanais pelo manejo em bandas, com formação de lotes a cadatrês semanas.
De acordo com o gerente Paulo Costacurta, a necessidade de melhorar aprodutividade fez o produtor integrado investir em tecnologias, principalmentena ambiência das instalações, sistemas de alimentação e especialização de mãode obra.
A adoção das novas técnicas no sistema de produção, e a adesão gradativados produtores, vem trazendo bons resultados ao sistema suinícola da Cooper A1.
(ComunicaçãoCooper A1 – com informações Agroceres PIC)