Representantes dos ministérios daAgricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dos Transportes (MT), além daSecretaria de Portos (SEP), a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) etodos os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no processologístico de escoamento da safra agrícola 2013/2014 reuniram-se nestasegunda-feira, 3 de janeiro, em Santos, para apresentar seus respectivos planosde trabalho de monitoramento do tráfego de caminhões desde o embarque na regiãoprodutora até a chegada ao complexo portuário.
O monitoramento faz parte doesforço conjunto para mitigar os transtornos nas entradas das cidades e nasestradas de acesso ao porto. Esse sistema tem potencial de evitar os problemasenfrentados no passado durante o escoamento da safra.
A partir desta primeira quinzenade fevereiro, o grupo técnico trocará informações sobre a situação do tráfegodos caminhões ao longo das rodovias e dos terminais portuários.
Além do Mapa, do MT, da SEP e daCodesp, estão envolvidos na ação planejada a Agência Nacional de TransportesAquaviários (Antaq), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), PolíciaRodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, prefeitura de Santos eCompanhia de Engenharia de Trânsito (CET) do município.
“Vamos dar todas as informaçõespara que os produtores e as transportadoras possam organizar o transporte desuas cargas”, explicou o diretor do Departamento de Informações Portuárias daSEP, Luis Claudio Montenegro.
Nesta semana, será publicada anorma da Antaq que prevê a aplicação de multas para o terminal que não seguiras regras de agendamento prévio para desembarque de caminhões carregados degrãos em Santos, determinadas pela resolução 136/2013 da Codesp.
O agendamento da chegada decaminhões ao complexo portuário de Santos foi aperfeiçoado e é a principalmedida para reduzir os riscos de congestionamento. Por meio desse sistema,todos os caminhões transportando granéis de origem vegetal pré-agendados serãodirecionados, obrigatoriamente, para pátios de triagem localizados no planaltoou na Baixada Santista.
Em pátios reguladores da BaixadaSantista os caminhões aguardarão a chamada (por meio eletrônico) do terminalportuário ao qual se destinam para procederem à descarga.
Os terminais informam àAutoridade Portuária sua capacidade de recepção de veículos e a quantidadeagendada diariamente. O sistema de monitoramento acompanha o cumprimento desseprocesso. Aqueles que não cumprirem o agendamento serão autuados pela Codesp emultados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Cabe destacar os investimentosrealizados pelo Governo Federal, através da SEP no sistema viário da margemesquerda do porto (Guarujá), que permitiram, através da primeira fase daAvenida Perimetral Portuária, eliminar importante conflito rodo-ferroviárionaquela região. A medida contribuiu para agilizar o fluxo de veículos no local.
Outra importante intervençãoforam as obras realizadas na rua Idalino Pinez (rua do Adubo), atualmente únicoacesso a área portuária na margem esquerda do porto (Guarujá), que restabeleceua velocidade adequada naquela via.
Fonte: Mapa