Noverão os avicultores enfrentam o problema: as altas temperaturas prejudicam o desempenho e orendimento as aves. O médico veterinário do sistema de integração de aviculturaCooper A1/ Aurora, Guilherme Bernardo, destaca a atenção redobrada com aclimatização dos aviário, regulagem dos ventiladores e nebulizadores.
De acordo com ele, devese dar atenção especial ao período da tarde, quando a temperatura alcança seupico. “O painel do controlador deve ser ajustado e, mesmo os aviários sempainel, devem permanecer com os ventiladores e nebulizadores ligados. Estes procedimentosevitam que as altas temperaturas interfiram no desempenho das aves e em lotescom médias abaixo do peso.”
Mesmo com osinvestimentos em climatização, há um fator de risco que os produtores não podemevitar, as frequentes quedas de energia. O médico veterinário Guilherme Bernardo,destaca que nestes momentos críticos, os avicultores devem seguir o protocolopadrão: levantar os comedores, movimentar as aves, e de alguma forma tentarumedecer o plantel.