ACooper A1 iniciou, nesta semana, em Caibi e Palmitos, a etapa 2014 dosprogramas Empreendedores Rurais Cooperativistas: De Olho na Qualidade e QualidadeTotal (QT) Rural e Times de Excelência. Este é o 17º ano de desenvolvimento do programana Cooper A1, em parceria com o Sebrae, Aurora, Senar e com o apoio do Sicoob eSicredi.
Atédezembro, 312 famílias cooperadas vão participar do projeto, que é consideradoo maior programa de formação profissional-empresarial do setor primário daeconomia sul brasileira.
Aprogramação para 2014 inclui o desenvolvimento de cinco cursos do De Olho na QualidadeRural e quatro QTs Rural no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, serão cincoDe Olho, quatro QTs, e cinco Times de Excelência.
Segundoo coordenador do programa na Aurora Alimentos, Joel José Pinto, para este ano oscursos terão ajustes e novidades. “Todos os anos fazemos uma revisão dametodologia e adaptamos os conceitos práticos e teóricos do projeto, de acordocom o momento atual, mercado, e as necessidades do produtor.”
Entreas inovações para 2014 está o projeto de “Encadeamento Produtivo” que visa acapacitação das empresas parceiras transportadoras de suínos, aves e leite. Segundo o Sebrae/SC a ação visa envolver todaa cadeia produtiva em treinamentos buscando a excelência dos produtos.
Em16 anos de programa, a Cooper A1 formou cerca de 4.500 famílias cooperadas. O coordenadorna Cooper A1, Carlos Gadonski, o programa visa, sobretudo, dar condições paraque o produtor rural seja um gerenciador da propriedade, utilizando ferramentasuniversais de análise e solução de problemas, adentando demandas de mercado equalificando sua vida no campo.