A Defesa Civil de Santa Catarinajá decretou situação de emergência em pelo menos 13 cidades do Estado em funçãoda estiagem. Dez delas ficam localizadas na região Oeste.
Os últimos decretos foramemitidos para os municípios de Caçador, Chapecó, Guarujá do Sul, Jardinópolis,Laurentino, Quilombo, Saltinho, Sul Brasil, União do Oeste e Urubici.
As cidades de Planalto Alegre,São Miguel do Oeste e São José do Cedro já tinham recebido notificação daDefesa Civil. Em São Miguel do Oeste, parte da safrinha de milho ficoucomprometida devido às altas temperaturas. Os reflexos da estiagem também sãosentidos nas lavouras de soja e na cadeia leiteira de Santa Catarina.
Mesmo com prejuízoscontabilizados pelas prefeituras locais, a Secretaria de Estado da Agriculturae da Pesca mantêm a previsão de uma boa safra neste ano, inclusive, compossibilidade das médias ultrapassarem a estimativa inicial nas lavouras queforam plantadas mais cedo, cuja produtividade já estava consolidada antes daestiagem e do calor registrado no estado.
Conforme o Instituto Nacional deMeteorologia (Inmet), o tempo em Santa Catarina ficará tempo parcialmentenublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas para estaquinta-feira (13.02).
(Agrolink)